Atendimento de excelência: Atrair, conquistar e fidelizar

É incontornável o facto de nos dias de hoje, considerarmos o Atendimento de Excelência ao cliente como um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e um fator determinante para os resultados das empresas.

Com produtos cada vez mais semelhantes e com ciclo de vida menor, torna-se claro que a questão do preço competitivo e a qualidade dos produtos, já não são os únicos fatores que determinam a satisfação dos clientes.

Estudos recentes revelam que aproximadamente 68% dos Clientes deixam de comprar a uma empresa por causa do tipo de atendimento e de comportamento dos seus colaboradores. Muitos dos Clientes insatisfeitos, nem sequer expressam a sua insatisfação, não dando desta forma a oportunidade à Empresa para atuar sobre o motivo da reclamação. Ora este facto vem reforçar ainda mais a “máxima” fazer bem à primeira.

Então, o que faz a diferença? A competência profissional, a eficiência, o entusiasmo, a rapidez e a simpatia de quem atende. É fundamental proporcionar ao Cliente uma experiência que exceda as suas expectativas iniciais.

Para atingir um Atendimento de Excelência e desta forma tornar-se uma referência para potenciais clientes sugerimos alguns dos standards de atendimento que a Paula Tomás Consultores preconiza nas ações de Atendimento de Excelência.

1. Prometa o que puder cumprir e cumpra o que prometer;

2. Fale a verdade em qualquer circunstância, não minta ao cliente;

3. Respeite o tempo do Cliente e cumpra prazos e horários;

4. Conquiste a confiança do Cliente;

5. Pratique uma Escuta Ativa;

6. Valorize o Cliente através do Olhar;

7. Mostre ao Cliente que está disponível para o informar sobre o produto e para o esclarecer de dúvidas;

8. Responda sempre às solicitações do Cliente e acompanhe os seus pedidos;

9. Sorria: o sorriso alivia tensões, facilita as relações, gera confiança;

10. Crie momentos para contatar os Clientes no futuro.

Para superar as expectativas dos Clientes e manter a empresa competitiva, é importante que os profissionais do Atendimento estejam constantemente recetivos às mudanças que esta atividade implica, pois o atendimento deve reciclar-se e evoluir com a mesma velocidade e frequência com que mudam as motivações, necessidades e vontades dos consumidores.

Atrair, conquistar e fidelizar clientes são etapas de um desafio sem fim. Prepare-se para este desafio e boa Sorte!

Alice Canhão

Categorias:Artigos Tags:Atendimento Excelência Atendimento telefónico Formação Paula Tomás Consultores PTC

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1 Comentário

  1. Pedro Vieira Dias diz:

    Bom dia
    Gostaria de receber informação detalhada sobre os seguintes cursos: Atendimento ao público, Atendimento de excelência e Gestão de front office.
    Aguardo vosso contacto

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