Como potenciar o Coaching hoje?

Já Darwin afirmava que “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Nos tempos que atravessamos, é importante relembrar a teoria e urgente aplicá-la na prática. Porque grandes desafios nos são colocados dia após dia, precisamos de nos focar no essencial – as pessoas.

Pode dizer-se que o Coaching é uma adaptação natural às novas práticas de gestão. Entendido como um processo de acompanhamento individual, parte do potencial da pessoa, através da reflexão/ação e empenha-se em desenvolver nesta a energia e resiliência necessárias à mudança.

A prática do Coaching tem vindo, progressivamente, a entrar nas empresas portuguesas, embora a sua formulação apareça muito ligada ao Executive Coaching, realizado por consultores externos. Importa, no entanto, realçar a extrema relevância do Coaching, como uma ferramenta essencial para a gestão das pessoas a todos os níveis da organização, inserida num sistema de aprendizagem contínuo e orientado para resultados.

Temos desenvolvido alguns projetos de Coaching, junto de quadros dirigentes de grandes empresas e empresários de PMEs com resultados muito positivos, mas, é na implementação da metodologia de Coaching, que temos vindo a realizar em algumas empresas, que se encontra grande parte da nossa actividade.

Estamos a realizar um projeto, com chefias de uma grande empresa portuguesa, que tem como principal objetivo garantir, através das pessoas, desempenho e resultados positivos, a excelência dos colaboradores, incentivando-os a alcançar o seu máximo potencial. De forma a garantir a implementação do Coaching como ferramenta de gestão, o projeto contempla várias fases, ao longo de quatro meses por grupo, envolvendo formação em sala, com enfoque na prática, acompanhamento on job, com momentos de treino de sessões de Coaching e avaliação da aquisição de competências.

Porque constatamos os resultados positivos deste design formativo, acreditamos que o Coaching, praticado pelos gestores, aos vários níveis da organização, é o sistema de desenvolvimento pessoal e profissional que melhor responde às exigências actuais.

Paula Tomás (Managing Director) & Lúcia Barroso (Consultora)

Categorias:Artigos Coaching Tags:Coaching Desenvolvimento Competências Paula Tomás

Partilhar esta Publicação

Comentar

*