Plano de Comunicação Interna

A comunicação interna nas organizações é essencial para o bom relacionamento entre todos os membros da equipa, bem como das chefias com os seus colaboradores. Permite que todos os colaboradores se sintam informados e integrados acerca da atualidade da organização. Assim, este curso permite conhecer estratégias de modo a estabelecer uma comunicação interna saudável, bem como construir um plano com um diagnóstico prévio.

Objetivos Gerais

  • Compreender a importância da comunicação interna para a harmonia e funcionamento da organização
  • Promover a eficiência da comunicação interna

Objetivos Específicos

  • Definir o conceito e a missão de comunicação interna
  • Fazer uma análise interna
  • Definir e organizar o plano de comunicação
  • Conhecer e definir as ferramentas para comunicar com eficiência
  • Avaliar e acompanhar

Próxima Edição:
02/11/2017 - Lisboa
Duração:
2 dias / 14 horas

Destinatários

 

Diretores, gestores, quadros e técnicos responsáveis da comunicação interna da empresa.

Itinerário Programático

 

Definir o conceito e a missão de comunicação interna

  • Identificar os fatores e os atores da comunicação interna
  • Precisar o papel e as competências do responsável pela comunicação interna
  • Diagnosticar as necessidades e definir os eixos de comunicação

Fazer uma análise interna

  • Analisar as várias expectativas dos colaboradores face à empresa
  • Comparar a política geral da empresa e a sua cultura face à política interna
  • Analisar todos os suportes de comunicação que existem ou já existiram

Definir e organizar o plano de comunicação

  • Identificação de todos os públicos-alvo
  • Articular os objetivos, os indicadores, as mensagens e os meios da comunicação interna
  • Selecionar, planificar as ações, elaborar o caderno de encargos das ações e acompanhar a sua realização
  • Determinar os diferentes níveis de avaliação da comunicação
  • Conceber a avaliação como uma ação de comunicação interna

Conhecer e definir as ferramentas para comunicar com eficiência

  • Melhorar os dispositivos e os instrumentos de comunicação interna
  • A utilização da comunicação verbal e não-verbal
  • Integrar as novas tecnologias
  • Orçamentar os recursos necessários

Avaliar e acompanhar

  • Acompanhamento constante de todas as ações e respetiva análise de resultados
  • Comparação dos objetivos definidos face ao resultado da ação correspondente
  • Análise de comportamentos e reações face às ações aplicadas
  • Reformulação de objetivos

Metodologia

 

Pedagogia ativa baseada em estudos de caso, exercícios de diagnóstico e simulação de elaboração de um plano de comunicação interna.

Valor

 

350€ + IVA por participante

Cursos Agendados

ÍnicioCursoLocal
02/11/2017 Plano de Comunicação InternaPré-Inscrição Lisboa