Gerir e Resolver Conflitos

Um ambiente de trabalho em que o conflito seja constante poderá levar à desmotivação e, posteriormente, a um baixo rendimento. Por outro lado, é possível também perspetivar os conflitos como uma troca de diferentes opiniões e pontos de vista entre colaboradores que permite chegar a novas conclusões. Assim, este curso permite reconhecer os diferentes tipos de conflitos e qual a estratégia mais adequada à resolução; reconhecer a negociação como forma de resolução de conflitos e aplicar um plano individual para um comportamento eficaz perante o conflito.

Objetivos Gerais

  • Desenvolver competências de negociação para resolver conflitos

Objetivos Específicos

  • Compreender o conflito
  • Identificar as diferentes estratégias individuais perante o conflito
  • Desenvolvimento do modelo de negociação como modelo de gestão de conflitos
  • Aplicar o modelo de conflito à gestão de grupos e equipas de trabalho
  • Elaboração de um plano de ação

Próxima Edição:
30/10/2017 - Lisboa
Duração:
2 dias/14 horas

Destinatários

 

Profissionais que desejem melhorar a sua competência na resolução de situações conflituosas através da negociação.

Itinerário Programático

 

Compreender o conflito

  • Reconhecer os diferentes tipos de conflito
  • A dinâmica do conflito nas organizações: o papel da diversidade e consequências da gestão ineficaz dos episódios de conflito

Identificar as diferentes estratégias individuais perante o conflito

  • Identificar as caraterísticas dos estilos: autodiagnóstico do estilo de gestão de conflitos
  • Distinguir as intenções táticas e estratégias de aplicação diferenciadas
  • Assegurar formas de potenciar competências de gestão de conflitos: flexibilidade, inteligência emocional, liderança, motivação

Desenvolvimento do modelo de negociação como modelo de gestão de conflitos

  • Estabelecimento e desenvolvimento de estratégias e táticas de negociação por forma a conseguir vantagens mútuas
  • Aplicação do processo de negociação a casos concretos

Aplicar o modelo de conflito à gestão de grupos e equipas de trabalho

  • Conhecer os fatores potenciadores dos conflitos:
  • valores, emoções e comportamento político (relações de poder)
  • Desenvolver estratégias de gestão de conflitos com os pares: conceção de uma metodologia de resolução dos conflitos com o cliente interno
  • Desenvolver estratégias de gestão de conflitos com as chefias: formulação de formas de resolução de conflitos com as chefias – definição de expectativas

Elaboração de um plano de ação

  • Definição de um compromisso de ação
  • Controlar os malefícios e potenciar os resultados positivos do conflito em contexto organizacional

Metodologia

 

Pedagogia ativa baseada em estudos de caso, exercício de autodiagnóstico, filme pedagógico e simulações de situações do quotidiano profissional. 

Valor

 

350 € + IVA por participante

Cursos Agendados

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30/10/2017 Gerir e Resolver ConflitosPré-Inscrição Lisboa