Líder Coach

Ser um líder coach é ser capaz utilizar técnicas e ferramentas do coaching, de forma a inspirar e conquistar os seus colaboradores através dos seus comportamentos. O acompanhamento individual dos seus colaboradores ajuda o líder a identificar os pontos fortes e fracos dos mesmos, de maneira a elaborar um plano com vista à melhoria continua. Assim, este curso permite compreender a importância do líder coach no desenvolvimento de competências dos colaboradores, bem como construir um plano de coaching com cada colaborador.

Objetivos Gerais

  • Compreender a importância do líder coach no desenvolvimento de competências dos colaboradores
  • Construir um plano de coaching com cada colaborador

Objetivos Específicos

  • A importância do líder no desenvolvimento de competências dos colaboradores
  • Diagnosticar as necessidades de desenvolvimento de competências dos colaboradores e assegurar a implementação de ações
  • Gerir a motivação dos colaboradores
  • Construir um plano de coaching
  • Preparar e acompanhar cada colaborador no seu desempenho
  • Acompanhar os planos e fazer o balanço formal dos sucessos e insucessos

Próxima Edição:
06/09/2017 - Lisboa
Duração:
3 dias / 21 horas

Destinatários

 

Profissionais com responsabilidades de desenvolver profissionalmente outros. Formadores, gestores, técnicos especialistas.

Itinerário Programático

 

A importância do líder no desenvolvimento de competências dos colaboradores

  • Identificar o papel da gestão como fator de suporte organizacional
  • Identificar as vantagens da utilização de uma metodologia de coaching para o desenvolvimento das competências

Diagnosticar as necessidades de desenvolvimento de competências dos colaboradores e assegurar a implementação de ações

  • Situar os colaboradores face à sua missão e ao seu desempenho
  • Análise dos fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, a atualização de competências
  • Fixar objetivos realistas e motivantes e pôr ênfase nos resultados
  • Referenciar o grau de autonomia e de assunção de responsabilidades
  • Adaptar os objetivos do coaching em termos de maturidade e competências

Gerir a motivação dos colaboradores

  • Localizar os “tipos” e as diversas “estratégias” motivacionais
  • Integrar nas atividades a estratégia de motivação dos colaboradores

Construir um plano de coaching

  • Envolver o colaborador na elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento Profissional (PIDP)
  • Referenciar em conjunto a natureza das dificuldades encontradas
  • Definir os objetivos e as ações: criar foco no futuro e alinhar as estratégias de ação

Preparar e acompanhar cada colaborador no seu desempenho

  • Como dar feedback: os pontos fortes e os pontos a melhorar
  • Ajudar à resolução de problemas para aumentar a autoconfiança
  • Programar-se para o sucesso: a utilização da imagética
  • As diversas formas de coaching

Acompanhar os planos e fazer o balanço formal dos sucessos e insucessos

  • Como conduzir os momentos de treino: os papéis de cada um
  • Saber escutar e levar o colaborador a falar
  • Escuta, perguntas, reformulação e consequências

 

Metodologia

 

Ação orientada numa filosofia de coaching, intercalando momentos de trabalho em subgrupos, breves exposições do método, com momentos de treino da ação de coaching, com utilização dos instrumentos de coaching.

Valor

 

525 € + IVA por participante

Cursos Agendados

ÍnicioCursoLocal
06/09/2017 Líder Coach – renovadoPré-Inscrição Lisboa
08/11/2017 Líder Coach – renovadoPré-Inscrição Lisboa