Organizar e Direcionar a Motivação dos Colaboradores

Encorajar, incentivar, felicitar e entusiasmar são algumas ferramentas que o líder pode utilizar para motivar. A motivação dos colaboradores influencia o alcance dos objetivos, sendo, portanto, um fator muito relevante no sucesso ou fracasso da organização.
Os colaboradores nem sempre estão motivados e faz parte do papel do líder organizar e direcionar a motivação para o caminho certo.
Assim, este curso permite perceber como identificar a orientação da motivação dos colaboradores, de forma a elaborar um plano de motivação.

Objetivos Gerais

  • Motivar os colaboradores de acordo com a evolução do contexto profissional
  • Construir um plano de motivação

Objetivos Específicos

  • Motivar de acordo com a evolução do contexto profissional
  • Identificar e gerir a orientação motivacional dos seus colaboradores
  • Elaborar e implementar um plano de motivação

Próxima Edição:
Nenhuma edição agendada
Duração:
2 dias / 14 horas

Destinatários

 

Gestores, chefias intermédias, coordenadores de equipas.

Itinerário Programático

 

Motivar de acordo com a evolução do contexto profissional

  • Distinguir e identificar as interações entre: motivação, implicação, iniciativa, satisfação, responsabilidade, competência, qualidade e produtividade
  • Compreender a evolução das motivações e das competências

Identificar e gerir a orientação motivacional dos seus colaboradores

  • Realizar um diagnóstico e fazer um balanço das motivações na sua equipa
  • Saber identificar os sinais de perigo na sua equipa
  • Fazer uso das emoções e dos sentimentos para motivar e comprometer
  • Utilizar as técnicas e instrumentos para motivar
    • A atribuição de valor às atividades e tarefas, em função do colaborador
    • O coaching e o desenvolvimento
    • Os sinais de reconhecimento
    • Regras do jogo e estratégias motivantes

Elaborar e implementar um plano de motivação

  • Clarificar; associar e treinar – a metodologia do plano de ação
  • Identificar as ações adaptadas ao indivíduo e ao seu tipo de motivação
  • Motivar a equipa. Identificar um Plano de motivação:
    • Comunicação e informação
    • Organização do trabalho e enriquecimento de atividades
    • Apreciação e reconhecimento
    • Restaurar a confiança
  • Implementar um “barómetro” de motivação

Metodologia

 

Predominantemente ativa, a partir de grelhas de diagnóstico de motivação da equipa, estudos de caso e elaboração individual de um plano de acção para implementar junto da sua equipa.

Previamente à ação será enviado um instrumento de diagnóstico dos níveis e formas de motivação da equipa, por forma a garantir uma melhor transposição para a prática profissional dos participantes.

Valor

 

350 Euros + IVA por participante

Cursos Agendados

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