Assistente da Função de Recursos Humanos

O assistente da função de Recursos Humanos tem como principal responsabilidade dar apoio em todas as tarefas que dizem respeito aos Recursos Humanos. Assim, este curso permitir-lhe-á conhecer como pode participar no recrutamento e acolhimento de novos colaboradores, na gestão administrativa de política de formação e gerir a informação da gestão de recursos humanos.

Objetivos Gerais

  • Dominar as ferramentas para dar assistência à função de Recursos Humanos

Objetivos Específicos

  • Conhecer o contexto e os desafios da função recursos humanos
  • Participar no recrutamento e acolhimento dos colaboradores
  • Participar na gestão administrativa da política de formação
  • Assegurar a gestão administrativa dos recursos humanos
  • Tratar e gerir a informação de gestão de recursos humanos

Próxima Edição:
Nenhuma edição agendada
Duração:
3 dias/21 horas

Destinatários

 

Assistentes de gestão de recursos humanos, secretárias de direção, técnicos administrativos da área de gestão de recursos humanos.

Itinerário Programático

 

Conhecer o contexto e os desafios da função recursos humanos

  • O quadro de direitos e responsabilidades dos colaboradores nas organizações
  • As missões da função recursos humanos
  • Os papéis do assistente na gestão administrativa e gestão técnica de recursos humanos:
    • As missões e tarefas
    • O perfil de competências-chave

Participar no recrutamento e acolhimento dos colaboradores

  • Definição do perfil da função a recrutar
  • Escolher os candidatos adequados
  • Realizar a pré-seleção
  • Regras de acolhimento do colaborador e aplicação das regras legais em vigor (manual de acolhimento e plano de integração)
  • Elaboração da minuta do contrato de trabalho

Participar na gestão administrativa da política de formação

  • Identificar as necessidades de formação e participar na compra da formação (contacto com os fornecedores).
  • Assegurar os procedimentos administrativo-financeiros de realização da formação (declarações, historial das ações e formandos, dossier técnico-pedagógico)
  • Recolher e sistematizar a informação de seguimento da política de formação (avaliação, orçamento, estatísticas)

Assegurar a gestão administrativa dos recursos humanos

  • Conhecer e aplicar a legislação laboral na gestão de recursos humanos:
    • As leis aplicáveis à Gestão de Recursos Humanos
    • Os princípios de base do contrato de trabalho (contratos a tempo certo e incerto, a tempo parcial e trabalho temporário)
    • A duração e organização do tempo de trabalho e controlo das horas (a gestão das ausências)
    • A execução do contrato de trabalho
    • Administrar e gerir as regalias sociais

Tratar e gerir a informação de gestão de recursos humanos

  • A gestão do efetivo (mapas, modos de cálculo e as obrigações legais)
  • Gestão do absentismo
  • Estatísticas de gestão de recursos humanos
  • Balanço social

Metodologia

 

Será utilizada uma pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e em grupo, estudo de casos e realização de exercícios práticos. 

Valor

 

525 € + IVA por participante

Cursos Agendados

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