Gestão e Avaliação do Desempenho

O sistema de gestão e avaliação do desempenho permite alinhar os objetivos organizacionais com os resultados individuais. Constitui-se como um instrumento fundamental para a gestão das pessoas na organização. Neste curso vai adquirir competências para construir, implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho.

Objetivos Gerais

  • Identificar o impacto da gestão e avaliação do desempenho nos resultados da organização
  • Construir, implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho

Objetivos Específicos

  • Identificar os benefícios que um sistema de gestão e avaliação do desempenho tem para os resultados da empresa
  • Construir um sistema de gestão e avaliação do desempenho
  • Identificar as etapas para implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho
  • Dominar os instrumentos da gestão e avaliação do desempenho: matriz de objetivos; entrevista de avaliação; avaliação de competências

Próxima Edição:
23/11/2017 - Lisboa
Duração:
2 dias/14 horas

Destinatários

 

Dirigentes e gestores de topo, técnicos de recursos humanos, quadros e operacionais que desejam atualizar as suas competências na gestão e avaliação do desempenho.

Itinerário Programático

 

Identificar os benefícios que um sistema de gestão e avaliação do desempenho tem para os resultados da empresa

  • A integração da gestão e avaliação do desempenho na gestão estratégica de recursos humanos
  • O impacto da gestão e avaliação do desempenho para a organização e colaboradores
  • A avaliação de desempenho como critério de despedimento por extinção do posto de trabalho
  • Alterações ao Código do Trabalho e impactos da sua aplicação
  • O desenvolvimento de uma cultura de desempenho e o impato no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e nos resultados
  • O ciclo de gestão e avaliação do desempenho: objetivos, plano, comunicação, acompanhamento e avaliação

Construir um sistema de gestão e avaliação do desempenho

  • Pressupostos e princípios orientadores de um sistema de gestão e avaliação do desempenho:
    • Estrutura organizacional
    • Cultura, missão e valores
    • Perfis funcionais e de competências
    • Metodologia (top down, 270º; 360º; auto-avaliação)
    • Critérios de avaliação
  • Fatores críticos de sucesso do sistema de gestão e avaliação do desempenho:
    • O processo
    • Os intervenientes e responsabilidades
    • Os instrumentos de monitorização e avaliação
    • Os sistemas de processamento de informação
  • Gestão por objetivos – tipologia, princípios e metodologia:
    • Objetivos corporativos, funcionais e comportamentais
    • Alinhamento e desdobramento de objetivos
    • Indicadores, métricas e acompanhamento de resultados

Identificar as etapas para implementar e operacionalizar um sistema de gestão e avaliação do desempenho

  • Envolvimento, participação e validação da gestão
  • Pilotar a mudança
  • Campanha de divulgação
  • A equipa de avaliadores
  • Plano de formação para avaliadores e avaliados
  • Assegurar um piloto – ano zero
  • Auditar o piloto e efetuar as correções e ajustamentos
  • Erros e resistências mais habituais na implementação do sistema

Dominar os instrumentos da gestão e avaliação do desempenho: matriz de objetivos; entrevista de avaliação; avaliação de competências

  • A fixação de objetivos: transposição para colaboradores e equipas e negociação e compromisso entre chefia e colaborador
  • Dominar o referencial de competências e os critérios de avaliação
  • Realizar e conduzir a entrevista de gestão e avaliação de desempenho
  • Conhecer os impactos psicológicos do processo de avaliação

Metodologia

 

Pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e em grupo, estudo de casos e realização de exercícios práticos. 

Valor

 

350 € + IVA por participante

Cursos Agendados

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23/11/2017 Gestão e Avaliação do Desempenho – novoPré-Inscrição Lisboa