Profissionais de Gestão de Recursos Humanos

O profissional da área de Recursos Humanos procura encontrar um ponto de entendimento entre os objetivos da empresa e dos colaboradores. Com este curso será possível: desenvolver competências necessárias para que o impacto do departamento dos Recursos Humanos aumente na organização; conhecer a evolução da função dos Recursos Humanos, no que diz respeito às novas exigências; contribuir para um clima de sucesso face às mudanças existentes na atualidade.

Objetivos Gerais

  • Desenvolver as competências transversais necessárias ao aumento do impacto da função recursos humanos no seio da organização
  • Conhecer a evolução da função recursos humanos
  • Compreender a importância da GRH, como gestão da dimensão humana em contexto organizacional

Objetivos Específicos

  • Identificar as novas exigências da função recursos humanos e os novos papéis dos seus responsáveis
  • Identificar novas formas de organização do trabalho na gestão dos recursos humanos
  • Utilizar os instrumentos de análise estratégica
  • Maximizar a qualidade dos processos de gestão de recursos humanos
  • Favorecer a descentralização e a partilha de responsabilidades com os responsáveis operacionais da função recursos humanos
  • Passar do papel de técnico responsável pela gestão de recursos humanos para o papel de gestor do capital intelectual da empresa
  • Conceber e implementar novas grelhas de análise do funcionamento dos indivíduos e das empresas
  • Realizar com sucesso uma operação de mudança
  • Fazer evoluir a cultura para o sucesso das mudanças da empresa
  • Modificar os sistemas de compensação da empresa para potencializar a manifestação de competências consistentes com a estratégia da empresa

Próxima Edição:
09/10/2017 - Lisboa
Duração:
4 dias/28 horas

Destinatários

 

Diretores de recursos humanos, responsáveis e quadros de recursos humanos, quadros e dirigentes operacionais que desejam atualizar as suas competências nas diferentes áreas da gestão de recursos humanos.

Itinerário Programático

 

1ª Parte – A evolução da função recursos humanos

Identificar as novas exigências da função recursos humanos e os novos papéis dos seus responsáveis

  • A “profissionalização” do exercício da função
  • Aumentar o seu valor acrescentado como profissional de recursos humanos
  • Aumentar a sua reatividade e a satisfação dos clientes
  • Melhorar a qualidade das suas prestações e medir as performances
  • Identificar novos papéis e competências do gestor de recursos humanos

Identificar novas formas de organização do trabalho na gestão dos recursos humanos

  • Diferentes formas de organização do trabalho: hierárquica, por projeto, por processo, por rede
  • O impacto das tecnologias de informação e de comunicação: o teletrabalho
  • Identificar as vantagens e os inconvenientes de cada tipo de organização do trabalho e saber articulá-los

Utilizar os instrumentos de análise estratégica

  • Conhecer os instrumentos de análise estratégica
  • Analisar o ambiente concorrencial da empresa
  • Utilizar o método dos “cenários de gestão”

Maximizar a qualidade dos processos de gestão de recursos humanos

  • Identificar os diferentes processos e a necessidade da sua reformulação
  • A evolução da função recursos humanos: descentralização, partilha de responsabilidades, externalização
  • Saber conduzir projetos de reformulação dos processos de recursos humanos
  • Clarificar as oportunidades de melhoria através da aplicação das tecnologias de informação e de comunicação: os sistemas de informação de recursos humanos
  • Os requisitos dos sistemas de garantia da qualidade decorrentes da função recursos humanos

Favorecer a descentralização e a partilha de responsabilidades com os responsáveis operacionais da função recursos humanos

  • A pertinência da descentralização e da partilha da função recursos humanos
  • Combinar os papéis complementares do responsável de recursos humanos na condução do processo de descentralização e partilha de responsabilidades: operacional, de apoio, de transferência de know-how e de coordenação
  • Clarificar o papel dos responsáveis operacionais em cada processo

Passar do papel de técnico responsável pela gestão de recursos humanos para o papel de gestor do capital intelectual da empresa

  • Elaborar um plano de ação ajustado à realidade da respetiva empresa

2ª Parte – GRH: A gestão da dimensão humana em contexto organizacional

Conceber e implementar novas grelhas de análise do funcionamento dos indivíduos e das empresas

  • A contribuição da sociologia e da psicologia das organizações para a compreensão da lógica de funcionamento de uma unidade operacional
  • Vantagens e limitações da análise estratégica: o racional e o emocional
  • A escolha das plataformas de ação e as condições
  • necessárias ao sucesso das prestações da dimensão humana

Realizar com sucesso uma operação de mudança

  • Identificar o papel dos responsáveis operacionais e de recursos humanos nas operações de mudança organizacional
  • Distinguir a fase estratégica da fase operacional da mudança
  • Avaliar a respetiva aceitabilidade social nos diferentes
  • atores organizacionais (direção geral, colaboradores, parceiros sociais)
  • Acompanhar os indivíduos na transformação das situações e condições de trabalho
  • Colocar a comunicação ao serviço de um efectivo processo de apropriação dos objetivos da mudança

Fazer evoluir a cultura para o sucesso das mudanças da empresa

  • A evolução dos comportamentos humanos, os hábitos, as tradições, as representações e as crenças dos colaboradores
  • A intervenção sobre os valores, os símbolos, os heróis e rituais da empresa para fazer evoluir a cultura: os métodos de análise da evolução das representações; coaching individual e/ou de equipa
  • A evolução das práticas de gestão para favorecimento da emergência de comportamentos de alto valor acrescentado para a organização

Modificar os sistemas de compensação da empresa para potencializar a manifestação de competências consistentes com a estratégia da empresa

  • O que é um sistema de compensação
  • O posicionamento dos responsáveis operacionais como gestores da compensação
  • A evolução dos sistemas de compensação: a competitividade externa, a equidade interna e a equidade contingencial
  • O estabelecimento de relações de coerência entre os sistemas de compensação e as orientações estratégicas da empresa

Metodologia

 

Uma pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e em grupo, estudo de casos e realização de exercícios práticos. 

Valor

 

750 € + IVA por participante

Cursos Agendados

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09/10/2017 Profissionais de Gestão de Recursos HumanosPré-Inscrição Lisboa