Oficina Prática de Redacção Empresarial

Objectivos Gerais

  • Aumentar a eficácia e o impacto dos textos empresariais
  • Optimizar os documentos escritos da empresa, internos e externos
  • Integrar a comunicação escrita na Cultura e Imagem Corporativa
  • Conhecer e Aplicar normas protocolares na escrita empresarial

Itinerário Programático

  • A importância da Comunicação Escrita na empresa
    • A comunicação escrita: ferramenta eficaz ou fonte de conflitos?
    • Benefícios de uma comunicação eficaz na Empresa
    • Escrever na empresa: dimensão económica e social
    • A Cultura e a Imagem Corporativa na Redacção Empresarial
  • A redacção de textos empresariais. Recomendações para uma redacção eficaz e a apelativa
    • O Processo da Escrita
    • As Fases de Elaboração de um Texto
    • Estrutura Organizativa; Ortografia; Pontuação Estrutura Frásica e Gramatical; Estilo e Aspecto Gráfico
    • Obstáculos à Eficácia Comunicacional: Expressões Complexas, Tom Negativo e Censurador; Linguagem Subjectiva, Construções Frásicas na voz passiva
    • Técnicas e Dicas úteis para que nos leiam e nos entendam
    • Modelos de Documentos Escritos
  • Comunicação Comercial e Promocional:
  • Textos Publicitários, Notas de Imprensa, Sítios na internet (Web writting)
  • Comunicação Interna:
    • Actas, Circulares, Notas Breves; Comunicados, Memorandos
  • Comunicação Externa:
    • Carta, E-mail, Relatórios e Propostas
  • Comunicação Protocolar:
    • Normas e Tipos de Protocolo; Cartas, Convites e Cartões de Visita
  • Exercícios Práticos
    • Análise de casos e redacção de documentos

Destinatários

Profissionais de Comunicação e de Relações Públicas, Gestores de Imagem, Assessores de Comunicação, Gestores de Marketing, Gestores de Produto, e Comerciais.

Metodologia

Pedagogia activa baseada em trabalhos individuais e de grupo, estudo de casos, realização de exercícios práticos a partir das necessidades dos participantes e da realidade das empresas. Os formandos são estimulados a desenvolver exercícios de auto-reflexão com o objectivo de identificar os seus pontos fortes e fracos com objectivo de implementar estratégias individuais de progresso e de autoconfiança. O formador actua como animador e facilitador, investindo na melhoria dos desempenhos individuais e na criação de valor de retorno para a empresa.

Preço

120 Euros + IVA por participante

Cursos Agendados

  • Nenhum Curso Agendado