Ciclo Formativo para Assistentes de Gestão

Objetivos Específicos

  • Construir um “estado de espírito” de serviço e integrar o cidadão/cliente no centro da missão da Instituição
  • Dominar as técnicas de comunicação e persuasão para um atendimento de qualidade
  • Utilizar as etapas e técnicas de atendimento e aumentar a flexibilidade e a adaptação
  • Lidar com a pressão e com as situações difíceis
  • Saber tratar as reclamações e garantir a satisfação do cidadão/cliente

Próxima Edição:
06/11/2017 - Lisboa
Duração:
8 dias / 56 horas

Destinatários

Assistentes de Gestão.

Itinerário Programático

1ª Parte O papel da Assistente de Gestão nas atuais estruturas organizacionais

  • Compreender o negócio da organização e a sua estrutura envolvente
    • Conhecer a estratégia da organização
    • Identificar os campos de ação e de decisão segundo as grandes áreas funcionais da empresa
  • Diferenciar os papéis e responsabilidades entre a Secretaria tradicional e a Assistente de Gestão
    • Identificar as novas competências da Assistente de Gestão
    • Clarificar a missão
    • Conhecer as áreas de actuação
    • Desempenhar o papel de interface com diferentes áreas funcionais e diferentes interlocutores
  • Apoiar o gestor nas suas principais atividades
    • Conhecer as responsabilidades do gestor
    • Preparar e tratar informações úteis para o desenvolvimento das atividades do gestor
    • Manusear e interpretar informações complexas e confidenciais
  • Organizar as tarefas para melhorar a performance individual
    • Desenvolver as noções de simplificação de tarefas
    • Analisar as tarefas e conhecer os tempos de execução
    • Identificar e respeitar as prioridades
    • Saber lidar com os imprevistos e as interrupções
    • Identificar possíveis fontes de ineficácia
    • Gerir a agenda de forma eficaz
    • Preparar viagens e reuniões
    • Optimizar a organização documental
  • Organizar eventos nacionais e internacionais
    • Planear e organizar diferentes estilos de eventos: Receções, Reuniões de Trabalho, Seminários, Conferências
    • Adoptar os instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos: Convocatórias, Convites, Organização dos Espaços, Decoração, Documentação, Ordem das Intervenções, etc.
    • Conceber e planificar reuniões multiculturais

2ª Parte Desenvolver as competências Comunicacionais

  • Praticar uma comunicação eficaz e um relacionamento Interpessoal positivo
    • Compreender os processos da comunicação e do relacionamento interpessoal e identificar os seus factores de sucesso
    • Conhecer a importância do não-verbal e da linguagem gestual
    • Estabelecer uma relação de confiança – a empatia e a persuasão
    • Utilizar uma atitude de comunicação eficaz – evitar as relações de força e agressividade
    • Saber questionar e reformular, para recolher informação relevante
  • Dominar as regras da comunicação telefónica
    • Responder e adaptar-se aos pedidos por telefone
    • Saber acolher, encaminhar, registar uma mensagem, esclarecer, perguntar e encontrar soluções através do telefone
    • Identificar as caraterísticas do canal telefónico e avaliar o impacto da comunicação via telefone
    • Otimizar a comunicação e cuidar da voz e da palavra como um instrumento de trabalho
    • Aplicar as regras da comunicação telefónica ao quotidiano profissional
  • Saber redigir textos profissionais eficazes
    • Desenvolver capacidades de redação de vários documentos
    • Determinar a eficácia de um texto profissional
    • Redigir para desencadear ação
    • Dominar as principais regras de construção de um texto profissional
    • Conhecer os indicadores de controlo de qualidade dos textos redigidos e saber como os utilizar

3ª Parte Contabilidade Geral e Gestão Financeira

  • Contabilidade Geral
    • Noções gerais de contabilidade
    • Compreender a importância da Contabilidade Geral e Analítica da empresa
    • Analisar alguns indicadores de gestão (liquidez, solvabilidade, rentabilidade, autonomia financeira, fundo de maneio)
    • Interpretar o Balanço de a Demonstração de Resultados
  • Gestão Financeira
    • Compreender o equilíbrio financeiro da empresa: saber ler os rácios; os componentes do fundo de maneio e da tesouraria

Metodologia

Pedagogia ativa, fazendo recurso a exercícios práticos, painéis dinâmicos, trabalhos individuais e em grupo e simulações.

Valor

Valor: 990 Euros + IVA por participante

Cursos Agendados

ÍnicioCursoLocal
06/11/2017 Ciclo Formativo para Assistentes de GestãoPré-Inscrição Lisboa