Desenvolver a Inteligência Emocional e aumentar a flexibilidade na relação com os outros

Objetivos Gerais

  • Compreender o funcionamento das diferentes competências emocionais
  • Reconhecer e interpretar a atuação dos outros para melhor gerir as emoções nas nossas relações
  • Praticar uma comunicação de excelência
  • Desenvolver a flexibilidade e adquirir novos comportamentos

Itinerário Programático

  • Compreender o funcionamento das diferentes competências emocionais
    • As competências pessoais – como nos relacionamos connosco
    • As competências sociais – como nos relacionamos com os outros
    • Reconhecer as próprias emoções e como estas afetam o nosso desempenho
  • Reconhecer e interpretar a atuação dos outros para melhor gerir as emoções nas nossas relações
    • Saber ler a informação verbal e não verbal dos outros para melhor se adaptar
    • Dar e receber feedback para promover o desenvolvimento de relações produtivas
  • Praticar uma Comunicação de Excelência
    • Identificar as diferentes formas de processamento da informação e compreender os diferentes “Modelos do Mundo”
    • A forma como o “outro” recebe, organiza, memoriza e transmite a informação
    • “Falar a mesma língua” para gerir as situações difíceis
  • Desenvolver a flexibilidade e adquirir novos comportamentos
    • Conseguir “mudar” características pessoais para responder com eficácia às exigências do meio – a adaptação
    • Adaptar-se ao meio e às situações desenvolvendo novas estratégias e novos comportamentos
    • Gerir as emoções, anular os efeitos de experiências negativas e ultrapassar bloqueios pessoais

Destinatários

Jovens que necessitem de desenvolver as suas competências emocionais para melhorar a relação com os outros.

Metodologia

Pedagogia ativa fazendo recurso a: – exercícios de auto diagnóstico; – exposição das técnicas; – exercícios práticos de aplicação das técnicas ao contexto dos participantes. Será privilegiado o treino intensivo e a experimentação permanente.

Preço

80 Euros + IVA por participante