Instrumentos para gestionar y cobrar impagados (Pere J. Brachfield Montañá, Profit Editorial, 2012)

Actualmente gerir o cash flow é um verdadeiro desafio nas nossas organizações. A Comissão Europeia estima que 25% das falências verificadas na União Europeia (UE) são causadas pelos atrasos de pagamento. Portugal tem o maior número de dias de atraso nas transacções comerciais da UE.

Evidentemente este é um problema que merece atenção e intervenção. Nesse âmbito sugerimos a leitura deste livro. É um manual prático de gestão de cobranças, que oferece instrumentos úteis para a resolução de situações de recuperação de crédito. Como devemos agir perante estes casos? O sucesso da recuperação depende da capacidade do credor de discutir e negociar um prazo de pagamento razoável, de encontrar e utilizar os argumentos adequados a cada fase dos instrumentos de gestão, ou seja, do domínio das técnicas de comunicação. Neste livro, o autor ainda disponibiliza um CD com modelos de cartas, documentos e formulários que são as ferramentas essenciais para agir como um verdadeiro especialista nesta matéria.

Para que a gestão de cobranças seja bem-sucedida, os recursos humanos envolvidos neste processo devem ser dotados das capacidades que permitam reduzir e estudar os créditos aos clientes de forma eficaz, assim como, devem ser implementadas metodologias contínuas e eficazes de cobranças, de forma a potenciar-se a sustentabilidade da organização, gerindo os riscos e aumentando as receitas.

A formação dos profissionais é essencial e a PTC tem a resposta certa, leia o livro Instrumentos para gestionar y cobrar impagados e inscreva-se na nossa formação Recuperar Dívidas de Clientes – Gestão de Cobranças.

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