Porque é que o nosso cérebro nos engana

O cérebro humano é uma estrutura bastante complexa, tem cerca de 100 biliões de neurónios que podem formas 100 vezes mais conexões. Apesar deste facto a energia consumida pelo cérebro é bastante reduzida e por este motivo, o cérebro usa algumas estratégias para nos enganar e economizar energia.
Segundo um artigo publicado na Superinteressante(Junho 2012) nós ficamos cegos durante cerca de 4 horas por dia e o nosso pensamento racional não é tão racional quanto pensamos.
Assim podemos perguntar: será que sabemos quando o nosso cérebro nos engana?
Um dos exemplos mais conhecidos da “estratégia cerebral” está relacionada com a visão. Se passarmos 16 horas acordados, 4 horas são preenchidas por imagens “artificiais” – que não foram captadas pelos olhos mas sim criadas pelo cérebro. A explicação para este acontecimento é simples: para compor as imagens que vemos, nossos olhos realizam saltos constantes a cada 0,2 segundos. Uma vez que o movimento ocular leva 0,1 segundo para ocorrer e não podemos ficar realmente cegos nessa fração de tempo, o cérebro projeta imagens de acordo com o que estamos a no momento. Assim, se o cérebro leva 0,2 segundo para formar uma imagem, nós nunca vemos o que está a acontecer exatamente nesse instante, mas sim o que vai acontecer no futuro de frações de segundo.

Recomendamos o seguinte vídeo http://www.youtube.com/watch?v=SErHThEGTDc&feature=youtu.be

Categorias:Notícias Tags:Formação Formação Inter formação profissional Paula Tomás Consultores PTC

Partilhar esta Publicação

Comentar

*