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Desenvolvimento e gestão de equipas





Competências-Chave para Chefias


750€ + IVA (Presencial)


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Ref.: 60 - Competências-Chave para Chefias









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Descrição

Atualmente, saber liderar é um dos desafios que se coloca às organizações. Como posso ser um bom líder? Que competências devo deter para conseguir liderar a minha equipa?
Estas e outras questões colocam-se quando falamos em liderança de equipas.
A proximidade entre o líder e os seus colaboradores deve ser um imperativo, bem como a comunicação que pratica com os mesmos deve ser clara, adequada e eficaz.
Assim, este curso permite desenvolver competências-chave essenciais para chefiar uma equipa; desenvolver a competência e a autonomia das pessoas; criar condições que facilitam a motivação bem como o desempenho individual e a comunicação organizacional.

Destinatários

Profissionais que desempenhem ou que venham a desempenhar funções de chefia e que pretendam desenvolver competências de Liderança e Gestão de Equipas.

Itinerário Programático

  • Praticar uma liderança de proximidade
  • Situar os papéis e responsabilidades de uma chefia na gestão e liderança das equipas
  • Conhecer os estilos de liderança e as suas características
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal  de liderança.
  • Liderar pelo exemplo
  • Saber utilizar o estilo de liderança adequado aos contextos e às pessoas
  • Identificar boas práticas versus práticas a evitar.
  • Organizar a equipa, garantir os processos de trabalho e os resultados
  • Clarificar as missões, os desafios, os  valores e cultura  da organização
  • Fixar objetivos motivantes e realistas
  • Definir as regras: criar referências comuns
  • Informar, envolver e fazer participar
  • Afirmar-se face a diferentes tipos  de equipas
  • Reforçar o seu impacte sobre  a envolvente.
  • Praticar uma Comunicação eficaz
  • Comunicar com os colaboradores: Escutar, suscitar a participação e desenvolver a empatia
  • Ser firme, persistente, tomar decisões e garantir a sua implementação
  • Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores,  para transmitir a sua mensagem com eficácia
  • Facilitar a iniciativa e a expressão de ideias, fornecer feedback
  • Saber repreender um comportamento de forma pedagógica
  • Atuar com tranquilidade nas situações difíceis e de potencial conflito
  • Melhorar o desempenho individual e aumentar a produtividade
  • Ganhar eficácia trabalhando com base em prioridades
  • Gerir as emoções e atuar eficazmente sob pressão
  • Reflectir sobre as motivações
  • Identificar os facilitadores da motivação e as situações  que promovem desmotivação.
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.

Desenvolver as competências e a autonomia dos colaboradores

  • Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas
  • Promover a progressão individual/colectiva
  • Preparar as pessoas para assumirem desafios

Utilizar as entrevistas e reuniões  para mobilizar as equipas

  • Identificar as causas de ineficácia e de perda de tempo
  • Pontos fortes e pontos fracos
  • Organizar a entrevista e/ou reunião e definir os objetivos
  • Enquadrar: anunciar os objetivos, as regras de funcionamento e a duração
  • Utilizar as técnicas adaptadas ao tipo de entrevista e/ou reunião a efetuar
  • Dominar as técnicas de regulação das intervenções
  • Controlar e regular os intervenientes difíceis
  • Saber concluir, resumir e validar os pontos chave

Metodologia

Pedagogia ativa com recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em grupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.








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