Desenvolvimento e gestão de equipas
Competências-Chave para Chefias
750€ + IVA (Presencial)
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Ref.: 60 - Competências-Chave para Chefias
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Descrição
Destinatários
Itinerário Programático
Metodologia
Descrição
Atualmente, saber liderar é um dos desafios que se coloca às organizações. Como posso ser um bom líder? Que competências devo deter para conseguir liderar a minha equipa?
Estas e outras questões colocam-se quando falamos em liderança de equipas.
A proximidade entre o líder e os seus colaboradores deve ser um imperativo, bem como a comunicação que pratica com os mesmos deve ser clara, adequada e eficaz.
Assim, este curso permite desenvolver competências-chave essenciais para chefiar uma equipa; desenvolver a competência e a autonomia das pessoas; criar condições que facilitam a motivação bem como o desempenho individual e a comunicação organizacional.
Destinatários
Profissionais que desempenhem ou que venham a desempenhar funções de chefia e que pretendam desenvolver competências de Liderança e Gestão de Equipas.
Itinerário Programático
- Praticar uma liderança de proximidade
- Situar os papéis e responsabilidades de uma chefia na gestão e liderança das equipas
- Conhecer os estilos de liderança e as suas características
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
- Liderar pelo exemplo
- Saber utilizar o estilo de liderança adequado aos contextos e às pessoas
- Identificar boas práticas versus práticas a evitar.
- Organizar a equipa, garantir os processos de trabalho e os resultados
- Clarificar as missões, os desafios, os valores e cultura da organização
- Fixar objetivos motivantes e realistas
- Definir as regras: criar referências comuns
- Informar, envolver e fazer participar
- Afirmar-se face a diferentes tipos de equipas
- Reforçar o seu impacte sobre a envolvente.
- Praticar uma Comunicação eficaz
- Comunicar com os colaboradores: Escutar, suscitar a participação e desenvolver a empatia
- Ser firme, persistente, tomar decisões e garantir a sua implementação
- Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem com eficácia
- Facilitar a iniciativa e a expressão de ideias, fornecer feedback
- Saber repreender um comportamento de forma pedagógica
- Atuar com tranquilidade nas situações difíceis e de potencial conflito
- Melhorar o desempenho individual e aumentar a produtividade
- Ganhar eficácia trabalhando com base em prioridades
- Gerir as emoções e atuar eficazmente sob pressão
- Reflectir sobre as motivações
- Identificar os facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação.
- Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
Desenvolver as competências e a autonomia dos colaboradores
- Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas
- Promover a progressão individual/colectiva
- Preparar as pessoas para assumirem desafios
Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas
- Identificar as causas de ineficácia e de perda de tempo
- Pontos fortes e pontos fracos
- Organizar a entrevista e/ou reunião e definir os objetivos
- Enquadrar: anunciar os objetivos, as regras de funcionamento e a duração
- Utilizar as técnicas adaptadas ao tipo de entrevista e/ou reunião a efetuar
- Dominar as técnicas de regulação das intervenções
- Controlar e regular os intervenientes difíceis
- Saber concluir, resumir e validar os pontos chave
Metodologia
Pedagogia ativa com recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em grupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.