Desenvolvimento e gestão de equipas
Dar feedback de forma positiva
350€ + IVA (Presencial)
Pré-Inscrição
Ref.: 12 - Dar feedback de forma positiva
Pré-Inscrição
Descrição
Destinatários
Itinerário Programático
Metodologia
Descrição
O feedback por parte das chefias tem um forte impacto no comportamento dos colaboradores. No entanto, não importa apenas dar feedback, é necessário que este seja dado de forma correta e construtiva, para que tenha um impacto positivo no desenvolvimento e na mudança, caso esta seja necessária. Sendo o principal objetivo do feedback obter um retorno, é essencial que seja dado da melhor forma possível. Assim, este curso permite compreender a importância do feedback, bem como perceber como dar feedback de forma positiva, promovendo nos outros a mudança orientada para os resultados organizacionais.
Destinatários
Profissionais com responsabilidades de gestão e liderança que participam em processos com necessidade de dar feedback.
Itinerário Programático
Reconhecer a importância do feedback para o desenvolvimento das pessoas no alcance dos resultados
- O desafio da gestão de pessoas
- A noção de competência e os modelos por competências
- O feedback do desempenho e a sua influência nos resultados
Identificar as características distintivas do feedback como momento específico na dinâmica comunicacional
- Os aspetos culturais e a perceção de feedback
- As dificuldades em dar feedback
- As dificuldades em receber feedback
- O que distingue feedback de outros momentos comunicacionais- As diferentes formas de feedback: positivo, negativo, corretivo, indiferente
- A preparação do conteúdo e da forma de transmitir: a identificação dos factos e das consequências, a estrutura
Saber dar feedback, identificar os desvios e influenciar de forma positiva a mudança
- Assegurar as condições para criar um ambiente de segurança e confiança
- Usar os dados e os factos e evitar a “inferência” no processo de feedback
- Como transmitir os resultados de forma positiva e produtiva
- As regras e a linguagem do feedback: objetivo específico, linguagem positiva, tempo para o outro refletir
- As técnicas de comunicação: escuta ativa, perguntas e reformulação
- Ser preciso, não julgar os outros e partilhar ideias
- Estimular a reflexão e a motivação para melhorar o desempenho
- Influenciar de forma positiva e levar o outro a explorar alternativas
Metodologia
Presencial (14 Horas)
Pedagogia ativa, baseada em trabalhos individuais e em grupo com simulações de situações do quotidiano profissional.