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Desenvolvimento e gestão de equipas





Gerir a mudança


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Ref.: 62 - Gerir a mudança









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Descrição

Cada vez mais as organizações deparam-se com a palavra mudança, sendo considerada uma constante na vida organizacional. De modo
a conseguirem acompanhar o mercado, é necessário que as organizações se encontrem em permanente mudança, representando um processo complicado, tanto para a organização, como para os seus colaboradores. Os colaboradores tendem a resistir à mudança, pois julgam ser uma ameaça à forma habitual de realizarem as suas tarefas ou de alterarem a sua rotina. Assim, este curso permite perceber como se pode gerir a mudança, identificando as suas principais dimensões nas organizações e reconhecendo o seu impacto nas pessoas.

Destinatários

Gestores, Chefias Intermédias, Coordenadores de Equipas.

Itinerário Programático

Identificar as principais dimensões da mudança nas organizações

  • Analisar a situação socioeconómica atual e identificar como tem vindo a mudar rapidamente
  • Impacto das mudanças ao nível da estrutura e dos processos da Empresa
  • Novas formas de organização do trabalho
  • A importância da mudança no contexto organizacional

A mudança nas empresas e o seu reflexo nas pessoas

  • O comportamento humano: os valores, crenças e as atitudes
  • Gerir a mudança com Inteligência emocional
  • Lidar com o stress da mudança
  • Dificuldades e facilidades de adaptação à mudança: a zona de conforto

A resistência à mudança:
  • As respostas à mudança
  • Gerir a resistência à mudança no plano pessoal:
  • Como responder às exigências de mudança
  • Como antecipar uma atitude de abertura à mudança
  • Os comportamentos pró-ativos nos processos de mudança
  • Desenvolver a flexibilidade de comportamentos para lidar com as situações de tensão

Metodologia

Pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e em grupo com simulações de situações do quotidiano profissional.








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