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Desenvolvimento e gestão de RH





Gerir os recursos humanos


525€ + IVA (Presencial)


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Ref.: 19 - Gerir os recursos humanos









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Descrição

Os Recursos Humanos de uma organização têm como principal função a gestão do capital humano, o que implica um papel ativo nas relações, na motivação e na satisfação dos colaboradores. Este departamento tem também a seu cargo: o recrutamento, a seleção e a integração de novos colaboradores; o domínio dos principais aspetos da legislação nas relações de trabalho; a gestão de remunerações; e integração da avaliação de desempenho. Assim, este curso destina-se a todos os responsáveis de Recursos Humanos, de modo a poderem aperfeiçoar práticas e adquirirem novos conhecimentos úteis ao seu dia a dia.

Destinatários

Gestores, chefias, coordenadores, supervisores e todas as pessoas que gereme desenvolvem equipas.

Itinerário Programático

Compreender a missão e os instrumentos da GRH e integrá-los na função de gestão
 
- A evolução da função recursos humanos: da função
para as competências
- O gestor como suporte à seleção, retenção e
desenvolvimento do talento na sua equipa
- Os principais instrumentos da gestão de recursos humanos e o seu impacto nos resultados
 
Recrutar, saber atuar na entrevista de seleção e integrar os novos colaboradores 
 
- Estabelecer um plano de recrutamento
- Identificar o perfil da pessoa a recrutar: a função e as competências
- Conhecer os meios de pesquisa para atrair os melhores
- A importância da entrevista de seleção para avaliação de potencial e tomada de decisão
- Saber atuar na entrevista de seleção: as regras e as questões proibidas
- O papel da chefia no acolhimento e integração dos novos colaboradores
 
Conhecer e respeira os principais  asptos da legislação nas relações de trabalho 
 
- Saber utilizar as convenções coletivas, o acordo
empresa e/ou o regulamento interno
- Os regimes de contratação
- O recurso ao trabalho temporário
- Horários, faltas, férias e horas extras
- Atuar num despedimento (informação a reunir,
instaurar um processo disciplinar)
 
Gerir as remunerações, as expetativas, as ambições e a mobilidade profissional 
 
- Conhecer a política salarial da empresa
- Saber utilizar as grelhas salariais e a remuneração variável
- Compreender as regras de aumento salarial
- Acordar um aumento salarial alinhado com a política da organização
Integrar a avaliação, do desempenho e das competências nos processod de gestão 
- Compreender a avaliação do desempenho como um instrumento crucial na gestão das pessoas e das equipas
- A entrevista de avaliação como um momento único de feedback, reconhecimento e motivação
- Saber realizar uma entrevista de avaliação de desempenho: a escuta, as perguntas, os perigos e as armadilhas.
 
Desenvolver as ompetências e motivar as equipas
 
- Conhecer as diferentes metodologias de desenvolvimento das competências
- Identificar os desvios de competências e as necessidades de formação
- Negociar os planos de desenvolvimento individuais
- Conhecer as regras da metodologia de coaching e treinar os colaboradores
- Atuar na avaliação da formação e do desenvolvimento

Metodologia

Pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e de grupo, estudo de casos e realização de exercícios práticos. Previamente à ação, os participantes serão convidados a enviar situações que queiram ver trabalhadas durante a ação.








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