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Desenvolvimento e gestão de RH





Plano de comunicação interna


350€ + IVA (Presencial)


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Ref.: 17 - Plano de comunicação interna









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Descrição

A comunicação interna nas organizações é essencial para o bom relacionamento entre todos os membros da equipa, bem como das chefias com os seus colaboradores. Permite que todos os colaboradores se sintam informados e integrados acerca da atualidade da organização. Assim, este curso permite conhecer estratégias de modo a estabelecer uma comunicação interna saudável, bem como construir um plano com um diagnóstico prévio.

Destinatários

Diretores, gestores, quadros e técnicos responsáveis da comunicação interna da empresa.

Itinerário Programático

Definir o conceito e a missão de comunicação interna 
 
- Identificar os fatores e os atores da comunicação interna
- Precisar o papel e as competências do responsável pela comunicação interna
- Diagnosticar as necessidades e definir os eixos de comunicação
 
Fazer uma análise interna 
 
- Analisar as várias expectativas dos colaboradores face à empresa
- Comparar a política geral da empresa e a sua cultura face à política interna
- Analisar todos os suportes de comunicação que existem ou já existiram
 
Definir e organizar o plano de comunicação 
 
- Identificação de todos os públicos-alvo
- Articular os objetivos, os indicadores, as mensagens e os meios da comunicação interna
- Selecionar, planificar as ações, elaborar o caderno de encargos das ações e acompanhar a sua realização
- Determinar os diferentes níveis de avaliação da comunicação
- Conceber a avaliação como uma ação de comunicação interna
 
Conhecer e definir as ferramentas para comunicar com eficiência 
 
- Melhorar os dispositivos e os instrumentos de comunicação interna
- A utilização da comunicação verbal e não-verbal
- Integrar as novas tecnologias
- Orçamentar os recursos necessários
 
Avaliar e acompanhar 
 
- Acompanhamento constante de todas as ações e
respetiva análise de resultados
- Comparação dos objetivos definidos face ao resultado
da ação correspondente
- Análise de comportamentos e reações face às ações aplicadas
- Reformulação de objetivos

Metodologia

Pedagogia ativa baseada em estudos de caso, exercícios de diagnóstico e simulação de elaboração de um plano de comunicação interna.








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