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Finanças e contabilidade





Procedimento e controlo de crédito


650€ + IVA (Presencial)


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Ref.: 35 - Procedimento e controlo de crédito









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Descrição

Ao compreender a importância do controlo de crédito nas empresas e ao dominar as mais diversas técnicas deste, poderá fazer uma gestão eficaz de crédito. Assim, este curso permite adquirir conhecimentos sobre modos de pagamento; meios de financiamento e
cobertura do risco de crédito; conhecer os níveis de risco por cliente; estabelecer um quadro de indicadores, que permitam controlar incobráveis e atrasos de pagamento; e aplicar metodologia para estabelecer plafonds de crédito: “análise multicrédito”.

Destinatários

Colaboradores com ou sem experiência das áreas administrativa, comercial e financeira.

Itinerário Programático

COMPREENDER PORQUÊ O CONTROLO DE CRÉDITO?
  • Implicações patrimoniais
  • Implicações na gestão do fundo de maneio
  • A integração orçamental
 
CONHECER OS CICLOS FINANCEIROS DA EMPRESA
  • A importância do controlo do ciclo operacional
  • O Prazo Médio de Recebimento (PMR)
  • O Prazo Médio de Pagamento (PMP)
  • O Prazo Médio de Armazenagem (PMA)
 
ENTENDER O EFEITO DAS PRÁTICAS COMERCIAIS
  • O custo do saldo de clientes
  • O impacto dos atrasos de recebimentos
  • O dilema: “conceder desconto p.p. ou alargar o prazo de recebimento” 
UTILIZAR OS INDICADORES DE CONTROLO DE CRÉDITO E A GESTÃO DE CLIENTES
  • Medir a eficiência das cobranças; controlar os atrasos; prevenir os incobráveis
  • A relação da gestão de clientes com outros departamentos da empresa
  • Os erros da gestão clientes: nas políticas; nos conceitos e na organização das cobranças
  • Os mapas contabilísticos: ageing de clientes; os ajustamentos das contas a receber
  • A deteção de riscos; sinais de alerta: desculpas de não pagador, contra-argumentação a evitar
 
CONHECER E APLICAR OS MEIOS DE COBRANÇA
  • A carta, o telefone e a visita ao cliente
  • As vantagens e inconvenientes dos diferentes meios de cobrança
  • Regulamentação face aos prazos de pagamento
  • Os juros de mora: conceito e a contagem do tempo
 
ADQUIRIR CONHECIMENTOS SOBRE MODOS DE PAGAMENTO. MEIOS DE FINANCIAMENTO E COBERTURA DO RISCO DE CRÉDITO
  • O seguro de créditos; o factoring; o confirming; o crédito documentário
  • As contas caucionadas e os descobertos bancários
  • As garantias bancárias a prazo certo e sem determinação do prazo
  • As transferências bancárias: transferências eletrónicas, transferências interbancárias e transferências transfronteira
  • Os códigos NIB, IBAN, BIC/SWIFT
  • O cheque. Regulamentação internacional relativa ao cheque
  • Letras e livranças. A lei uniforme relativa a letras e livranças 
IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE GESTÃO DE CRÉDITO A CLIENTES
  • A recolha e o tratamento de informação qualitativa e quantitativa
  • A pontuação da informação (CREDIT SCORING)
  • A definição de plafonds de crédito. Os métodos comercial rating; profit margin e da percentagem da situação líquida
  • O limite de crédito normal e o limite de crédito de alarme
  • A gestão e deteção de riscos
  • O tratamento de exceções
 
AVALIAR O RISCO FINANCEIRO
  • Interpretação das demonstrações financeiras
  • O valor do património
  • O fundo de maneio existente
  • Os rácios de liquidez
  • Os rácios do ciclo de exploração
  • Os rácios de estrutura
  • Análise da rentabilidade: o EBITDA; a pirâmide de rácios da DUPONT
  • O efeito do endividamento (taxa de juro) e o efeito da fiscalidade
 
AVALIAR O RISCO COMERCIAL
  • Os detentores do capital
  • Os gestores: a capacidade de gestão e a capacidade negocial apresentadas
  • Os antecedentes comerciais e financeiros
  • Os indicadores comerciais: a concentração de vendas por clientes, o break even point
  • A posição estrutural do negócio: as cinco forças do mercado, segundo PORTER

Metodologia

Exposições temáticas, seguidas de debate. Elaboração de exercícios práticos e estudos de caso, sínteses e discussão dos resultados.
Quando aplicável, simulações em microsoft excel,para melhor interpretar os resultados e as opções.








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