Clique aqui
Peça-nos uma Proposta


Secretariado





Ciclo Formativo para assistentes de gestão


350€ + IVA (Presencial)


Pré-Inscrição


Ref.: 40 - Ciclo Formativo para assistentes de gestão









- Confirmo que li e aceito a Política de Privacidade

Pré-Inscrição


Descrição

O conhecimento profundo da organização é um dos pontos fulcrais para o assistente de gestão desempenhar eficazmente a sua função.
O apoio e organização ao trabalho do gestor e a ligação entre várias áreas funcionais são algumas das funções que caraterizam o seu trabalho. Assim, uma comunicação notável, a nível escrito, presencial e telefónico; noções de contabilidade geral e conhecimento do equilíbrio financeiro da empresa revelam-se competências essenciais. Desta forma, a formação de Ciclo Formativo para Assistentes de Gestão aborda as principais funções do assistente de gestão, bem como as competências apropriadas para o desempenho do cargo.

Destinatários

Assistentes de gestão.

Itinerário Programático

1ª PARTE - RECONHECER O PAPEL DE ASSISTENTE DE GESTÃO NAS ATUAIS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
 
COMPREENDER O NEGÓCIO DA ORGANIZAÇÃO E A SUA ESTRUTURA ENVOLVENTE
  • Conhecer a estratégia da organização
  • Identificar os campos de ação e de decisão segundo as grandes áreas funcionais da empresa
DIFERENCIAR AS RESPONSABILIDADES ENTRE O SECRETARIADO TRADICIONAL E O PAPEL DE ASSISTENTE DE GESTÃO
  • Identificar as novas competências da função assistente de gestão
  • Clarificar a missão e áreas de atuação
  • Desempenhar o papel de interface com diferentes áreas funcionais e diferentes interlocutores
 
APOIAR O GESTOR NAS SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES
  • Conhecer as responsabilidades do gestor
  • Preparar e tratar informações úteis para o desenvolvimento das atividades do gestor
  • Manusear e interpretar informações complexas e confidenciais
 
ORGANIZAR AS TAREFAS PARA MELHORAR A PERFORMANCE INDIVIDUAL
  • Desenvolver as noções de simplificação de tarefas
  • Analisar as tarefas e conhecer os tempos de execução
  • Identificar e respeitar as prioridades
  • Saber lidar com os imprevistos e as interrupções
  • Identificar possíveis fontes de ineficácia
  • Gerir a agenda de forma eficaz
  • Preparar viagens e reuniões
  • Otimizar a organização documental
 
ORGANIZAR EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
  • Planear e organizar diferentes estilos de eventos: receções, reuniões de trabalho, seminários, conferências, etc.
  • Adotar os instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos: convocatórias, convites, organização dos espaços, decoração, documentação, ordem das intervenções, etc.
  • Conceber e planificar reuniões multiculturais
 
2a PARTE - DESENVOLVER TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO PRESENCIAL, TELEFÓNICA E ESCRITA
 
PRATICAR UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ E UM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL POSITIVO
  • Compreender os processos da comunicação e do relacionamento interpessoal e identificar os seus fatores de sucesso
  • Conhecer a importância do não-verbal e da linguagem gestual
  • Estabelecer uma relação de confiança – a empatia e a persuasão
  • Utilizar uma atitude de comunicação eficaz – evitar as relações de força e agressividade
  • Saber questionar e reformular, para recolher informação relevante
 
DOMINAR AS REGRAS DA COMUNICAÇÃO TELEFÓNICA
 
  • Responder e adaptar-se aos pedidos por telefone
  • Saber acolher, encaminhar, registar uma mensagem, esclarecer, perguntar e encontrar soluções através do telefone
  • Identificar as características do canal telefónico e avaliar o impacto da comunicação via telefone
  • Otimizar a comunicação e cuidar da voz e da palavra como um instrumento de trabalho
  • Aplicar as regras da comunicação telefónica ao quotidiano profissional
 
SABER REDIGIR TEXTOS PROFISSIONAIS EFICAZES
  • Desenvolver capacidades de redação de vários documentos
  • Determinar a eficácia de um texto profissional
  • Redigir para desencadear ação
  • Dominar as principais regras de construção de um texto profissional
  • Conhecer os indicadores de controlo de qualidade dos textos redigidos e saber como os utilizar
 
3a PARTE - DOMINAR AS BASES DE CONTABILIDADE GERAL E GESTÃO FINANCEIRA ESSENCIAIS AO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DOMINAR AS BASES DA CONTABILIDADE GERAL
  • Noções gerais de contabilidade
  • Compreender a importância da contabilidade geral e analítica da empresa
  • Analisar alguns indicadores de gestão (liquidez, solvabilidade, rentabilidade, autonomia financeira, fundo de maneio)
  • Interpretar o balanço e a demonstração de resultados
 
DOMINAR AS BASES DA GESTÃO FINANCEIRA
  • Compreender o equilíbrio financeiro da empresa: saber ler os rácios, os componentes do fundo de maneio e da tesouraria

Metodologia

Pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e de grupo. Serão realizados um conjunto de exercícios de treino: jogos pedagógicos, estudo de casos, exercícios práticos de legibilidade e exercícios sobre a conceção de textos reais.








atendimento telefónico e presencial |  avaliação de desempenho |  coaching e pnl |  comunicação e assertividade |  consultores |  consultoria de recursos humanos |  desenvolvimento pessoal |  formação |  formação de formadores |  formação e-learning |  gestão do tempo |  inteligência emocional |  liderança e gestão de equipas |  teambuilding |  técnicas de venda |