Clique aqui
Peça-nos uma Proposta


Blog






Aprendizagem à distância a modalidade formativa do século: dicas para obter o sucesso



A aprendizagem à distância tem vindo a marcar a sua presença no mercado, quer através do e-learning e das suas várias modalidades (blended learning, mobile learning, distance learning), quer através da conjugação de sessões em sala com acompanhamentos posteriores realizados à distância.  
 
São várias as vantagens que caracterizam esta aprendizagem, tais como, a possibilidade do formando gerir o seu tempo; possibilidade de realização do curso em qualquer lugar e através de qualquer dispositivo sem obrigar a presença física em sala (e-learning), permitindo rentabilizar de forma mais eficaz o seu tempo, conjugando o desenvolvimento de skills com a vida profissional; conteúdos permanentemente disponíveis e atualizados, podendo voltar atrás para esclarecer alguma dúvida.
 
No entanto, a aprendizagem à distância apresenta também alguns handicaps que podem dificultar a realização com sucesso do curso. Um dos obstáculos prende-se com o número de desistências registado em cursos à distância, são muitos os formandos que acabam por desistir do curso, não conseguindo tirar partido das suas potencialidades.
 
Assim, torna-se fundamental que esta modalidade formativa seja desenvolvida por especialistas que tenham em conta não só o domínio técnico de conteúdos e meios mas também possuam a capacidade de se colocar no lugar do formando aquando a conceção do curso, sendo fulcral criar um ambiente colaborativo, permitir que o formando controle o seu ritmo de aprendizagem, fazer a ligação entre os conteúdos e as realidades do formando adulto, produzir cenários que transportem o utilizador para contextos reais, bem como ter um acompanhamento de tutoria constante, motivador, capaz de encorajar e reconhecer os sucessos obtidos.

 
Desta forma, apresentamos de seguida quatro dicas que permitem ao formando alcançar o sucesso aquando a realização de um curso à distância, revelando também o funcionamento desta realidade formativa na PTC:


1.Tenha presente na sua secretária, por exemplo, o cronograma com as datas do curso a cumprir. Registe as datas a cumprir na sua agenda de e-mail colocando lembretes. No início de cada curso a PTC cede um cronograma aos formandos que lhes permite cumprir prazos bem como antecipar como irão gerir o seu tempo.
 
2.Não queira fazer o curso todo de uma vez, torna-se mais vantajoso se for progredindo gradualmente. Os cursos e-learning na PTC pressupõem o cumprimento de níveis para poder desbloquear módulos, aconselhamos a fazer por dia no máximo um módulo. Desta forma irá manter a sua motivação e assimilando conhecimentos de forma gradual o que torna a aprendizagem mais eficaz.

 
3.Sempre que tenha uma questão coloque ao e-formador através da plataforma. Os nossos cursos garantem uma assistência diária em que o irão ajudar e incentivar a alcançar os objetivos. Não deixe de colocar as suas questões, pois isso irá faze-lo desistir do curso.
 
4.A sua opinião conta! No balanço final de cada módulo deve colocar o seu feedback acerca de como correu a realização do mesmo. A PTC tem um espaço destinado na sua plataforma para acolher este feedback, uma vez que valorizamos a opinião dos formandos e acreditamos que só assim é possível melhorar e alcançar a excelência.


Ana Mafalda Ferreira, Consultora Responsável pela Formação E-learning da Paula Tomás Consultores







atendimento telefónico e presencial |  avaliação de desempenho |  coaching e pnl |  comunicação e assertividade |  consultores |  consultoria de recursos humanos |  desenvolvimento pessoal |  formação |  formação de formadores |  formação e-learning |  gestão do tempo |  inteligência emocional |  liderança e gestão de equipas |  teambuilding |  técnicas de venda |