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Inteligência emocional – Coloque o seu melhor em serviço dos outros



Ter um colaborador com um nível de inteligência elevado pode ser uma mais-valia no desenvolvimento de várias tarefas técnicas sobretudo ligadas à sua área de formação. Porém, este pode ser um expert no que toca às suas funções a nível profissional, e incapaz de gerir conflitos entre os colegas, delegar tarefas, organizar um trabalho em grupo, ou até mesmo relacionar-se com os outros de forma a melhorarem o desempenho geral da empresa.
Assim, a inteligência emocional tem-se tornado uma característica cada vez mais importante de se desenvolver e identificar nas pessoas. É muito além da nossa capacidade de gestão de problemas, e o “saber tudo” não faz parte dos principais requisitos desta característica.
Sabemos que atualmente, ter uma inteligência acima da média, nem sempre é identificado como fator de escolha para ocupar um determinado cargo, mas porquê? Nem sempre um indivíduo é dotado de Inteligência Emocional (EI sigla em inglês), ou seja, tem capacidade de gerir as suas emoções. 
Sinais de Inteligência Emocional
Segundo Aristóteles, “qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na justa medida, no momento certo, pela razão certa e da maneira certa – isso não é fácil.”
Para ter inteligência emocional, que lhe permita saber a hora adequada de ter determinadas atitudes, os investigadores Salovey e Mayer defendem que existem cinco domínios principais: conhecer as próprias emoções, gerir as emoções, motivar-se a si próprio, reconhecer as emoções dos outros e gerir relacionamentos.
Contudo, também existem sinais que o podem ajudar a identificar se tem ou não Inteligência Emocional.
1. Não é perfecionista, pois a necessidade de ser perfecionista, na maioria das vezes impede as pessoas de desempenharem as suas tarefas a tempo e a horas, sendo que por vezes nem as terminam, dado que estão constantemente à procura de um erro ou uma falha possível de ser corrigida.
2. Sabem equilibrar trabalho e lazer. Para quem possui inteligência emocional, existe tempo para tudo, só não o pode misturar nem perder a oportunidade de disfrutar do seu lazer quando já não está a trabalhar. As pessoas com elevado nível de EI costumam desligar-se do trabalho aos fins-de-semana durante umas horas, para reduzir os níveis de stresse. 
3. Aproveitam as mudanças. Saber aproveitar as mudanças para obter sucesso e até mesmo criar novas oportunidades, é uma das formas de pensar da pessoa com elevado nível de EI. Não temer as mudanças, pode ser um dos principais lemas.
4. Não se distraem facilmente. São focados nas suas tarefas e têm uma capacidade de concentração muito elevada.
5. São empáticas. Capazes de se colocar no lugar do próximo, demonstrar compaixão e de investir tempo para ensinar e ajudar os outros. 
6. Conhecem as suas forças e as suas fraquezas. As pessoas emocionalmente inteligentes reconhecem as suas forças e as suas fraquezas, utilizando-as a seu favor ao procuram equilibrá-las.
7. São Automotivadas. Ninguém precisa de estar constantemente a relembrar o que deve fazer, se lhe é dada uma tarefa, automotiva-se, procura ir até ao fim, mesmo que não haja uma recompensa. 
8. Não vivem no passado. Perder tempo a recordar-se daquilo que aconteceu no passado e que o impediu de alcançar este ou aquele outro, não faz parte da conduta do inteligente emocionalmente, o passado para ele só serve para impulsionar para um futuro melhor. 
9. Concentram-se no positivo. Resolver problemas em vez de os arranjar, ou seja, ser a solução e pensar positivo é uma das principais metas da pessoa com elevado nível de EI. Por sua vez, preferem passar tempo com pessoas positivas do que com aquelas que estão constantemente a queixar-se.
10. Estabelecem limites. Para o seu bem, a pessoa emocionalmente inteligente estabelece limites na sua ajuda ao próximo e em outros pontos da sua vida, para que não se sintam sufocados ou stressados por estarem constantemente a ajudar ou à procura da solução.
Apesar de serem vários os sinais, acabam por se resumir a pequenos detalhes das nossas atitudes diárias. Será que tem inteligência emocional? Será que é possível desenvolvê-la?
Venha saber mais no nosso curso de “Desenvolvimento da Inteligência Emocional”.







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