A Programação Neurolinguística (PNL) pode ser definida como a capacidade de programar a mente através da utilização de recursos que existem em todos nós.
O ser humano tem por hábito responder a estímulos, quando é contagiado por um grupo ou apenas por uma pessoa. Estas influências externas podem determinar o seu estado interno, de acordo com as suas perceções sensoriais.
Programar os comportamentos vai muito além de uma programação de sistemas, ou de um computador, é um processo de organização e reflete a aptidão que temos para reproduzir, criar e aplicar programas de comportamentos. Já no caso da neuro, ou da nossa mente, as perceções sensoriais constroem a nossa experiência subjetiva da realidade e que determinam o nosso estado interno, simultaneamente neurológico e emocional. Depois deste processo de organização mental, há que expressar o que está no nosso interior e a linguística, ou a comunicação fazem parte deste tripé, que sustenta a Programação Neurolinguística (PNL). É tempo de usar os meios verbais e não-verbais para comunicar com os outros, refletindo ao mesmo tempo o modo como nos organizamos mentalmente.
Mas depois desta breve explicação talvez a sua questão seja - Como posso utilizar a PNL para obter sucesso? Como posso programar a minha mente?
“Não é o contexto, nem a situação que condicionam os nossos sucessos ou os nossos fracassos, mas sim a representação que fazemos deles”.
A representação está diretamente ligada à nossa mente (neuro), por isso se a soubermos programar, existe uma grande probabilidade de obter o sucesso.
E se aplicarmos a PNL às vendas? Como poderia um vendedor potenciar o seu talento ao compreender a PNL?
Existem várias situações e dicas que podem ser dadas para adequar a PNL ao dia a dia de um vendedor, mas podemos salientar a importância deste não poder deixar de comunicar, avaliar a qualidade da informação que será maioritariamente dada através do seu comportamento, que segundo os pressupostos da PNL têm sempre uma intenção positiva. E há que deixar sempre claro, que não se muda a realidade, mas sim a representação que se faz dela.
Por isso, se é um vendedor, aposte em gerar identificação, mostrará que são parecidos. Num momento mais stressante, use a sua voz para transmitir confiança e capte a atenção da pessoa, nunca comece por falar do produto, mas sim dos desafios do dia a dia, fale da sua história, da sua luta e por fim crie uma oferta irresistível.
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