Clique aqui
Peça-nos uma Proposta


Blog






Tendências para 2019 - A “revolução” do individuo



A tecnologia está a alterar rapidamente sistemas. As organizações, onde todos os outros sistemas (económico, politico e social) se entrecruzam, estão a alterar-se de forma disruptiva. As opções flexíveis de trabalho serão mais utilizadas. O tempo médio de vida de uma habilidade adquirida será inferior a 5 anos. A procura de talento uma preocupação diária. A inteligência artificial e a robótica fazem repensar o papel das pessoas e das suas competências.

As tendências de formação e desenvolvimento serão focadas no desempenho e não na aprendizagem. A formação deve ser pensada para ser um suporte contínuo, integrando diferentes momentos, metodologias e aplicativos. A personalização dos programas e a resposta às necessidades concretas do individuo estará na ordem do dia. O desenvolvimento de competências que permitam a adaptação ao novo mundo profissional e ao mesmo tempo sejam distintivas e de maior complexidade cognitiva, proporcionando as softs-kills necessárias às diversificadas interações sociais e ao contínuo desenvolvimento profissional, são o desafio.

A aposta na formação e-learning, M-learning e vídeo-learning permite ganhar tempo, flexibilidade e mobilidade, responder às necessidades de trabalhadores e equipas remotas, personalizar e individualizar os programas, sendo envolvente e motivadora.

A necessidade crescente de customização, centrada nas necessidades do cliente e na procura da “solução” mais do que nos conteúdos formativos, produzindo resultados adaptados a cada cliente, à cultura da organização e às expectativas dos seus colaboradores são um dos desafios da consultoria em formação e desenvolvimento.

A importância da avaliação da formação em termos de impacto no desempenho e o inevitável e crescente envolvimento dos responsáveis na definição de objetivos formativo, elaboração e acompanhamento dos resultados dos planos de desenvolvimento dos colaboradores e principais atores da avaliação do impacto da formação vai ser fundamental.

 O “Multitraining” integrando aprendizagem em sala, e-learning, experimentação, tecnologia, cooperação entre chefias, colaboradores e pares, ao longo de um período de tempo que garanta o impacto da aprendizagem e do treino no desempenho é uma aposta que temos que fazer se queremos desenvolver o talento, otimizar o melhor em cada um e o envolvimento com a organização.

O desenvolvimento de soft-skills, inteligência emocional, comunicação, negociação, colaboração, promoção do auto-conhecimento, do bem-estar pessoal e da responsabilidade individual no sucesso profissional, são outra tendência no desenvolvimento do talento.

Desenvolver a liderança e as competências para trabalhar em equipa intervindo em equipas reais através de “Focus group” e coaching individual ou de equipa, possibilita às organizações terem equipas de elevado desempenho e lideranças inspiradoras, transformadoras e mobilizadoras das energias coletivas.

Em 2019 vamos continuar com o mesmo profissionalismo, rigor e paixão a desbravar o caminho e a construir resultados para e com os nossos clientes. Diversificamos a nossa oferta com percursos formativos por etapas mas integrados, desenvolvemos novas abordagens, modalidades e metodologias, reforçamos a nossa equipa de consultores com profissionais especializados e com uma forte experiência organizacional e continuamos a nossa aposta no desenvolvimento das soft-siklls, competências transversais e transferíveis, fundamentais para responder às tendências deste “novo” mundo.







atendimento telefónico e presencial |  avaliação de desempenho |  coaching e pnl |  comunicação e assertividade |  consultores |  consultoria de recursos humanos |  desenvolvimento pessoal |  formação |  formação de formadores |  formação e-learning |  gestão do tempo |  inteligência emocional |  liderança e gestão de equipas |  teambuilding |  técnicas de venda |