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Ref.: 55 - Formação Pedagógica Inicial de Formadores (b-learning)









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Formação Pedagógica Inicial de Formadores (b-learning)


Disponível 90 horas (51 horas e-learning /39 horas presenciais)


160,98 €


Qt.:





(Todos os preços têm IVA incluído à taxa legal em vigor.)


Descrição

Cada vez mais a formação acrescenta valor às organizações, desenvolvendo, atualizando e transmitindo novos saberes aos seus colaboradores, num espaço de partilha de conhecimento onde o formador deve ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica com os formandos, permitindo assim a aquisição de conhecimentos e competências. Neste sentido, como forma de desenvolver competências e apostando na qualidade da formação, este curso permite adquirir competências e conhecer as técnicas inerentes à prática de formador.

Destinatários

Profissionais que necessitem de monitorar açõe de formação e obter o Certificado de Competências de Formador (CCP).

Itinerário Programático

MÓDULO 1
 
FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO
 
- Politicas europeias e nacionais de educação/formação
- O Sistema Nacional de Qualificações
- O Catálogo Nacional de Qualificações
- Principais ofertas formativas disponíveis
- Conceitos e fundamentos da formação profissional
- Legislação de enquadramento da formação profissional
- Legislação de enquadramento da atividade de formador
- Perfil do formador (atividades, competências e capacidades) - formador profissional multitarefas
- Código deontológico: direitos e deveres
 
APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO
 
- Princípios da teoria de aprendizagem
- Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem
- Processos, etapas e fatores psicológicos da aprendizagem
- Conceitos, características e percursos da aprendizagem
(individualizada/em grupo)
- Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção)
- A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação
- Conceitos, caraterísticas e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo)
- Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção)
- A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação
- Espírito empreendedor na formação (conceito, competências e principais obstáculos)
- Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica: conceitos, tipos e formas de diferenciação
- Diferenciar porquê?
- A Aprendizagem através da Programação Neuro-Linguística (PNL)
- Princípios da criatividade pedagógica (abordagem criativa e promoção de competências)

 
MÓDULO 2

PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
- Caraterísticas da técnica de simulação pedagógica
- Processo de desenvolvimento das simulações
 
ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA
 
- Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
- Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar
- Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens

MÓDULO 3

COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL
 
- Comunicação pedagógica
- Métodos e técnicas de comunicação
- Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo)
- Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional
- Eficácia e eficiência da comunicação: estratégias de atuação
- Organização do espaço da formação (princípios de ergonomia)
- Trabalho colaborativo
- Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação
- Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica
- Papel do animador de grupo
- O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade
- Princípios de PNL (Programação Neurolinguística)
 
DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO

- Técnicas e estratégias de caraterização do grupo de formação
- Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico cultural, deficiência, religião, focos de interesse)
- Processos de mediação
- Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos
- Técnicas e estratégias de caraterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo, ...)
- Individualidade no processo de aprendizagem
 
MÓDULO 4
 
MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
 
- Metodologias e técnicas de ensino/ aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas)
- Metodologias e técnicas de autoestudo (formação a distância)
- Métodos pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo
- Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, projetos, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo
- Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas
 
PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA
 
- Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio construtivismo)
- Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa
- Dramatização de cenários pedagógicos
- Estratégias de adaptação e desenvolvimento para a inclusão e a formação de grupos coesos
- Dinamização de atividades indoor e/ou outdoor que permitam a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos
- Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados

MÓDULO 5

COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS OPERACIONAIS
 
- Objetivos da formação e da aprendizagem
- Metodologias e técnicas de definição de objetivos
- Objetivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios
- Redação de objetivos operacionais
- Conceito de competência
- Das competências aos objetivos
 
DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM
 
- Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância)
- Técnicas e estratégias de caraterização do grupo de formação
- Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caraterização do contexto profissional dos destinatários
- Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos)
- Como construir um módulo de formação: critérios de seleção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável)
- Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação)
- Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação)
- Conceção e elaboração do plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos
- Modelos de planos de sessão
- Elementos constituintes do plano de sessão (objetivos, métodos, técnicas, recursos, avaliação, duração)

MÓDULO 6
 
EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
 
- Funções dos recursos didáticos
- Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia
- Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização da formação (presencial/a distância)
- Regras de elaboração de documentos projetáveis
 
CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA
 
- Principais softwares de apresentação multimédia
- O PowerPoint como ferramenta base para a criação de apresentações
- Comandos e funcionalidades
- A interatividade da ferramenta
- Manipulação das apresentações em PowerPoint
- Criação de apresentações em PowerPoint
- Regras de elaboração de outras apresentações multimédia
- Tratamento de ficheiros a integrar na apresentação

MÓDULO 7
 
FINALIDADES E FUNCIONALIDADES

- Pesquisa e navegação na internet
- A evolução da web (da 1.0 à atual)
- Ferramentas da web: técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos)
- Introdução à web
- Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de e-learning
- Aprendizagem cooperativa e colaborativa
- Princípios básicos sobre e-learning
- Tipologias e funcionalidades de uma plataforma (e.g.moodle)
- Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em PDF, comprimidos - ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo.pps)
- Regras: net-etiqueta
 
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
 
- Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas)
- Princípios básicos da Web 2.0 (e.g. redes sociais)
- Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (e.g. normas scorm)
- Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online
- Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão)
- O papel (e funções) do e-formador e e-moderador
- Princípios básicos da e-moderação e do e-formador

MÓDULO 8
 
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA
 
- Conceito, finalidades e objetos da avaliação
- Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa)
- Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem
- Caraterísticas técnicas da avaliação (fiabilidade, validade e objetividade)
- A problemática da subjetividade no processo de avaliação
- Técnicas de avaliação (observação, formulação de perguntas, medição) de acordo com os objetivos, metodologias e estratégias de formação
- Instrumentos de avaliação (grelhas de observação, escalas de classificação, testes de produção curta e longa, testes com questões de escolha múltipla, de verdadeiro/falso, de emparelhamento)
- Escalas de classificação (numéricas, literal e descritivas)
- Critérios de seleção das técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem;
- Regras da conceção dos instrumentos de avaliação (ponderação, tempo de realização e tempo médio por bloco de questões)
 
AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO
 
- Princípios e métodos de avaliação da formação
- Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico
- Avaliação da qualidade da formação (estrutura do
programa, objetivos, conteúdos, metodologia, atividades e recursos, formador)
- Impacto de formação e inserção no mercado de trabalho
- Papéis e intervenientes no processo de avaliação (formador, tutor)
- Formador e tutor: competências em comum
- Técnicas e instrumentos de recolha de informação (testes de conhecimentos, testes de performance, inquérito por entrevista, inquérito por questionário, análise documental, observação direta, focus group, estudos de caso, simulação, elaboração de projetos
finais, análise de incidentes críticos, elaboração de portefólios, análise custo-benefício, construção de roteiros de atividades)
 
MÓDULO 9

PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES
 
- Processo de desenvolvimento das simulações
 
ANÁLISE E PROSPETIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA
 
- Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
- Síntese e avaliação dos comportamentos pedagógicos adquiridos
- Percursos para autoformação e aprendizagem ao longo da vida (formação de: formador de formadores;formador a distância; formador-consultor; gestor/coordenador de formação; mediador de formação dos cursos EFA’s).
 

Metodologia

Presencial
MÉTODO EXPOSITIVO E ANALÓGICO: todos os módulos exceto 2 e 9; técnicas - apresentação de slides em powerpoint e/ou filmes
 
MÉTODO INTERROGATIVO: todos os módulos;
Técnicas - questionamento sobre textos de reflexão, estudos de casos, exercícios individuais e em grupo
 
MÉTODO DEMONSTRATIVO: nos módulos 4 e 6;
Técnicas - exercícios individuais e em grupo
 
MÉTODO DE DESCOBERTA: todos os módulos;
Técnicas - estudos de casos, exercícios individuais e em grupo; jogos pedagógicos e autoscopias e elaboração e apresentação do PSI (Plano de Sessão Individual)







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