Clique aqui
Peça-nos uma Proposta


Política de Privacidade



Política de Privacidade 
 
A presente Política de Privacidade informa sobre a utilização dos seus dados pessoais, caso estejamos a trabalhar consigo nas da Formação ou da Consultoria.
Neste documento poderá ter conhecimento de forma descritiva, sobre a forma como tratamos os seus dados pessoais e com que objetivo os solicitamos, de modo a cumprimos as obrigações legais que temos para consigo. Queremos proteger e salvaguardar os direitos de privacidade dos seus dados. 
• Aplica-se aos dados pessoais dos utilizadores do nosso site, bem como a Clientes, Fornecedores, Parceiros e outras pessoas que possamos contactar no âmbito de um trabalho a realizar. 
• Para efeitos da legislação aplicável relativamente à proteção dos dados onde se inclui o Regulamento Geral de Proteção dos Dados [Regulamento (UE) 2016/679] ("RGPD")], a empresa responsável pelos seus dados pessoais ("PTC-Paula Tomás Consultores" ou "PTC") pode ser encontrada aqui. 
•A PTC é uma Entidade Formadora Certificada pela DGERT, emitindo os seus certificados de formação na Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), reservada a Entidades Formadoras e aos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).
• Cumpre salientar que para responder a exigências de carácter legal, poderemos alterar a presente Política de Privacidade. 
 
SECÇÃO ABREVIADA "VISÃO GERAL" 
Que tipo de dados pessoais recolhemos? 


• DADOS DO FORMANDO: a fim de lhe podermos garantir a emissão de um certificado de formação através da plataforma SIGO e de lhe proporcionarmos oportunidades de formação, precisamos de proceder ao tratamento de determinadas informações sobre si. Apenas solicitamos aquelas que a legislação nos obriga e as que poderão ser do seu interesse com vista ao seu desenvolvimento, tais como o seu nome, idade, dados de contacto, informações sobre educação e histórico de emprego. Para uma descrição mais detalhada clique aqui.
• Quando acede ao nosso site, recolhemos determinados dados seus. Para uma descrição mais detalhada clique aqui.


• DADOS DO CANDIDATO: Para o ajudar a encontrar as melhores oportunidades de emprego, precisamos de tratar informações sobre si. Apenas solicitamos as necessárias para o ajudar, tais como o seu nome, idade, dados de contacto, informações sobre educação, histórico de emprego, número de segurança social. Quando adequado e em conformidade com as leis e os requisitos locais, poderemos igualmente recolher informações relacionadas com a sua saúde e informações ou dados diversos sobre quaisquer condenações penais. 


• DADOS DO FORNECEDOR: Para que tudo funcione corretamente, necessitamos de informação dos nossos Fornecedores. Precisamos de dados de contacto de pessoas relevantes na sua empresa, para contactarmos. Também precisamos de outras informações, tais como os seus dados bancários para que possamos pagar-lhe os serviços que presta. 
• Se pretender uma descrição mais pormenorizada dos dados pessoais que recolhemos sobre si, clique aqui. 
• Na medida em que acede ao nosso site, também recolheremos determinados dados seus. Se pretender mais informações sobre este aspeto, clique aqui. 


• UTILIZADORES DO SITE: recolhemos uma quantidade limitada de dados dos utilizadores do nosso site, que utilizamos para nos ajudar a melhorar a sua experiência quando utiliza o nosso site e para nos ajudar a gerir os serviços que prestamos. Tal, inclui informação sobre o modo como utiliza o nosso site, a frequência com que acede ao mesmo e as horas em que o nosso site é mais popular. 
• Caso pretenda obter mais informação sobre os dados que recolhemos sobre si quando visita o nosso site, clique aqui. 
AS NOSSAS BASES JURÍDICAS PARA O TRATAMENTO DOS SEUS DADOS. 
Como recolhemos os seus dados pessoais? 


• DADOS DO FORMANDO: existem duas formas principais através das quais recolhemos os seus dados pessoais: 1. Diretamente por si; 2. Através de terceiros. 


• DADOS DO CLIENTE: existem duas formas principais através das quais recolhemos os seus dados pessoais: 1. Diretamente por si; 2. Através de terceiros, outras fontes limitadas (por exemplo, meios de comunicação em linha e fora de linha). 


• DADOS DO FORNECEDOR: recolhemos os seus dados pessoais no decurso do nosso trabalho consigo. 
• Na medida em que acede ao nosso site, lê ou clica num e-mail da nossa parte, podemos também recolher certos dados automaticamente ou através de si. 


• UTILIZADORES DO SITE: recolhemos os seus dados automaticamente através de cookies quando visita o nosso site, em consonância com as definições de cookies do seu navegador. Se pretender ficar a saber mais sobre cookies, nomeadamente como os utilizamos e que opções tem ao seu dispor, clique aqui. Também recolheremos dados seus quando nos contacta através do site, por exemplo utilizando a funcionalidade de chat. 
Como utilizamos os seus dados pessoais? 


• DADOS DO FORMANDO: a principal razão para utilizar os seus dados pessoais é ajudá-lo a encontrar os melhores serviços de consultoria e formação possíveis. Quanta mais informação tivermos sobre si, o seu conjunto de competências, ambições e necessidades, mais personalizado se poderá tornar o nosso serviço. Quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, também podemos utilizar os seus dados pessoais para fins como marketing, definição de perfis e monitorização da diversidade. Quando apropriado, procuraremos obter o seu consentimento para levar a cabo algumas destas atividades. 


• DADOS DO CLIENTE: a principal razão para utilizar informações sobre clientes é assegurar que as disposições contratuais entre nós podem ser devidamente aplicadas de modo a que a relação se desenrole sem constrangimentos. Tal poderá implicar: 
i i) Identificar candidatos que pensamos ser a pessoa ideal para a sua empresa; 
ii ii) Fornecer-lhe um serviço de consultoria (ou prestar assistência a outra empresa para fazê-lo); 
iii iii) Prestar-lhe serviços de formação. 
 
Quanto mais informação tivermos, mais personalizado se poderá tornar o nosso serviço. 


• DADOS DO FORNECEDOR: as principais razões para utilizar os seus dados pessoais são assegurar que as disposições contratuais entre nós podem ser devidamente aplicadas de modo a que a relação se desenrole sem constrangimentos e cumpra as obrigações legais. 


• UTILIZADORES DO SITE: utilizamos os seus dados para nos ajudar a melhorar a experiência de utilização do nosso site, melhorando, também, outros aspetos das nossas comunicações ou serviço relativos a si. 
Com quem partilhamos os seus dados pessoais? 


• DADOS DO FORMANDO: poderemos partilhar os seus dados pessoais com várias partes, de várias formas e por várias razões. Primeiramente, partilharemos as suas informações com os nossos formadores, de forma a que estes lhe possam providenciar a melhor experiência de formação possível. Salvo 
indicação da sua parte em contrário, poderemos igualmente partilhar as suas informações com os nossos parceiros quando consideremos que tal nos ajudará a prestar-lhe o melhor serviço possível. 


• DADOS DO CLIENTE: caso o serviço que lhe prestamos seja efetuado em parceria com algum dos nossos parceiros institucionais, poderemos partilhar os seus dados de modo a prestarmos-lhe o melhor serviço possível. 
• Se pretender consultar uma lista das pessoas com quem poderemos partilhar os seus dados pessoais, clique aqui. 


• DADOS DO FORNECEDOR: salvo indicação da sua parte em contrário, poderemos partilhar as suas informações com qualquer uma das empresas do nosso grupo e terceiros associados, tais como os nossos prestadores de serviços e empresas a quem prestamos serviços. 
• Se pretender consultar uma lista das pessoas com quem poderemos partilhar os seus dados pessoais, clique aqui. 


• UTILIZADORES DO SITE: salvo indicação em contrário da sua parte, poderemos partilhar as suas informações com prestadores de serviços de análise da rede, plataformas de automatização de marketing e serviços de redes sociais para garantir que os anúncios que recebem são dirigidos a si. 
De que modo salvaguardamos os seus dados pessoais? 
• A proteção das suas informações é importante para nós, razão pela qual aplicamos medidas apropriadas concebidas para prevenir acesso não autorizado aos dados pessoais e a sua utilização indevida. 
Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais? 
• Se num período de dois anos não tivermos tido um contacto relevante consigo (ou, quando apropriado, com a empresa com ou para a qual está a trabalhar), apagaremos os seus dados pessoais dos nossos sistemas. Salvo se considerarmos de boa-fé que a legislação ou outra regulamentação nos obriga a conservá-los (por exemplo, devido às nossas obrigações para com as autoridades fiscais ou em relação a um litígio antecipado). 
• Para mais informações sobre a nossa política de conservação de dados pessoais, clique aqui. 
De que forma pode aceder, alterar ou remover os dados pessoais que nos forneceu? 
• Mesmo que já estejamos na posse dos seus dados pessoais, continua a ter vários direitos em relação aos mesmos. Para ficar a conhecê-los, contacte-nos. Procuraremos tratar do seu pedido sem atraso indevido e, em todos os casos, em conformidade com os requisitos de qualquer legislação aplicável. Tenha em 
atenção que poderemos manter um registo das suas comunicações para nos ajudar a resolver quaisquer questões suscitadas por si. 
• Direito de se opor: se estivermos a utilizar os seus dados por considerarmos que tal é necessário para os nossos interesses legítimos e não concordar, tem o direito de se opor. Responderemos ao seu pedido no prazo de 30 dias (embora em determinados casos nos possa ser permitido prorrogar este prazo). Regra geral, apenas discordaremos de si se forem aplicáveis determinadas condições limitadas. 
• Direito de retirar consentimento: caso tenhamos obtido o seu consentimento para proceder ao tratamento dos dados pessoais para determinadas atividades (por exemplo, para a definição do perfil da sua adequação para certas funções) ou consentimento para efeitos de marketing para si, pode retirar o seu consentimento em qualquer altura. 
• Pedidos de Acesso do Titular dos Dados (PATD): para que fique claro, tem o direito de nos pedir, em qualquer altura, que confirmemos as informações de que dispomos sobre si e poderá pedir-nos para alterar, atualizar ou apagar essas informações. 
Chegados a este ponto, poderemos satisfazer o seu pedido ou, adicionalmente, proceder a uma das seguintes ações: 
• poderemos pedir-lhe para verificar a sua identidade ou pedir mais informações sobre o seu pedido; e 
• caso possamos legalmente fazê-lo, poderemos recusar o seu pedido, mas explicaremos as razões para o fazer. 
• Direito ao apagamento: em determinadas situações (por exemplo, caso tenhamos procedido ilicitamente ao tratamento dos seus dados), tem o direito de nos pedir que "apaguemos" os seus dados pessoais. Responderemos ao seu pedido no prazo de 30 dias (embora em determinados casos nos possa ser permitido prorrogar este prazo) e apenas discordaremos de si se forem aplicáveis determinadas condições limitadas. Se concordarmos com o seu pedido, apagaremos os seus dados, mas presumiremos geralmente que preferirá que mantenhamos uma nota do seu nome no nosso registo de pessoas que preferem não serem contactadas. Desta forma, reduziremos as hipóteses de ser contactado no futuro quando os seus dados são recolhidos em circunstâncias não relacionadas. Caso prefira que não o façamos, pode dizê-lo. 
• Direito à portabilidade dos dados: te assim o pretender, tem o direito de transferir os seus dados de nós para outro responsável pelo tratamento. Colaboraremos nessa transferência – transferindo diretamente os seus dados para si ou fornecendo-lhe uma cópia num formato de leitura automática de uso corrente. 
• Direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo: possui, portanto, o direito de apresentar uma reclamação à sua autoridade de controlo local. 
• Se os seus interesses ou requisitos se alterarem, pode cancelar a subscrição de parte ou da totalidade do conteúdo de marketing (por exemplo, e-mail marketing relativo à área de training), clicando na hiperligação de cancelamento da subscrição que consta do e-mail 
Quem é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais no site da PTC? 
• A PTC controla o tratamento dos seus dados pessoais no(s) seu(s) site(s). 
• Se tiver mais questões ou pretender mais pormenores, clique aqui. 
O que são os cookies e como os utilizamos? 
• Um "cookie" é um pequeno ficheiro de dados que é armazenado no disco rígido do seu computador. São utilizados por quase todos os sites e não prejudicam o seu sistema. Utilizamo-los para rastrear a sua atividade a fim de nos ajudar a assegurar que obtém uma experiência com o número mais reduzido possível de problemas quando visita o nosso site. Podemos usar as informações dos cookies para assegurar que lhe apresentamos opções adaptadas às suas preferências na sua próxima visita. Também podemos usar cookies para analisar o tráfego e para fins publicitários. 
• Se pretender verificar ou alterar o tipo de cookies que aceita, pode fazê-lo nas definições do seu navegador. 
Como recusar cookies 
• Caso não pretenda receber cookies que não sejam estritamente necessários para executar funcionalidades básicas do nosso site, pode optar pela autoexclusão alterando as definições do seu navegador. 
• A maior parte dos navegadores aceitará cookies, mas se pretender que não recolhamos dados desta forma pode optar por aceitar todos ou alguns ou recusar cookies nas definições de privacidade do seu navegador. Contudo, recusar todos os cookies significa que poderá não ser capaz de usufruir plenamente de todas as funcionalidades do nosso site. Cada navegador é diferente e, portanto, deve verificar o menu "Ajuda" do seu navegador para ficar a saber como alterar as suas preferências de cookies. 
• Para mais informações gerais sobre cookies, incluindo como desativá-los, consulte a aboutcookies.org. Também encontrará informações sobre como apagar cookies do seu computador. 
VERSÕES EXTENSAS PORMENORIZADAS DAS SECÇÕES QUE TIPO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS RECOLHEMOS? 
Pretende saber em mais detalhe que dados recolhemos sobre si? Segue-se uma análise mais pormenorizada das informações que poderemos recolher. As informações descritas abaixo são, obviamente, adicionais a quaisquer dados pessoais, cujo tratamento somos obrigados por lei a fazer numa determinada situação. 


• DADOS DO CANDIDATO: dependendo das circunstâncias relevantes e das leis e requisitos locais aplicáveis, poderemos recolher a totalidade ou parte das informações listadas a seguir para nos permitir oferecer-lhe oportunidades de emprego adaptadas às suas circunstâncias e interesses. Em algumas jurisdições, temos limitações no processamento de alguns dos tipos de dados descritos abaixo. Nestes casos, não processaremos os dados em tais jurisdições: 
- Nome; - Idade/data de nascimento; - Número de nascimento; - Sexo; - Fotografia; - Estado civil; - Dados de contacto; - Dados sobre educação; - Histórico de emprego; - Contactos de emergência e dados sobre quaisquer dependentes; - Dados da pessoa de referência; - Estatuto de imigração (no caso de necessitar de uma autorização de trabalho); - Nacionalidade/cidadania/local de nascimento; - Uma cópia da sua carta de condução e/ou passaporte/cartão de cidadão; - Informação financeira (no caso de termos de realizar verificações do contexto financeiro); - Número de segurança social (ou equivalente no seu país) e outras informações fiscais; - Informação sobre diversidade, incluindo origem racial ou étnica, religião ou outras crenças semelhantes e saúde física ou mental, incluindo informações relacionadas com incapacidade; - Dados sobre condenações penais, se tal for necessário para a vaga à qual se pretende candidatar; - Dados sobre a sua atual remuneração, pensões e disposições relacionadas com benefícios; - Informação sobre os seus interesses e necessidades relativamente ao emprego futuro, recolhidas diretamente e inferidas, por exemplo a partir de empregos consultados ou artigos lidos no nosso site; - Informação suplementar que optar por partilhar connosco; 
 
DADOS DO CLIENTE: os dados que recolhemos sobre clientes são na verdade muito limitados. Normalmente, precisamos apenas de ter os seus dados de contacto ou os dados de contactos individuais da sua empresa (tais como nomes, números de telefone e endereços de e-mail), para nos permitir assegurar que a nossa relação se desenrola sem problemas. • Na medida em que acede ao nosso site também recolheremos determinados dados seus. Se pretender mais informações sobre este aspeto, clique aqui. DADOS DO FORNECEDOR: não recolhemos muitos dados sobre fornecedores - apenas temos de assegurar que a nossa relação se desenrola sem incidências. Recolheremos os dados para os nossos contactos na sua empresa, tais como nomes, números de telefone e endereços de e-mail. Também recolheremos dados bancários, para que possamos pagar-lhe. 
• Na medida em que acede ao nosso site também recolheremos determinados dados seus. Se pretender mais informações sobre este aspeto, clique aqui. 


PESSOAS CUJOS DADOS RECEBEMOS DE CANDIDATOS: tudo o que precisamos das pessoas de referência é uma confirmação daquilo que já sabemos sobre o nosso candidato, para que possam assegurar o trabalho que realmente pretendem. Para pedir uma referência, necessitaremos obviamente dos dados de contacto da pessoa de referência (tais como nome, endereço de e-mail e número de telefone). UTILIZADORES DO SITE: recolhemos uma quantidade limitada de dados dos utilizadores do nosso Site, que utilizamos para nos ajudar a melhorar a sua experiência quando utiliza o nosso site e para nos ajudar a gerir os serviços que prestamos. Tal, inclui informações sobre a forma como utiliza o nosso site, a frequência com a qual acede ao mesmo, o seu tipo de navegador, a localização a partir da qual consulta o nosso site e as horas em que o nosso site é mais popular. 
• Caso pretenda obter mais informação sobre os dados que recolhemos sobre si quando visita o nosso site, clique aqui. 
 
COMO RECOLHEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS? 


• DADOS DO CANDIDATO: recolhemos dados pessoais do candidato de duas formas principais: 
1. Dados pessoais que você, o candidato, nos fornece; 2. Dados pessoais que recebemos de outras fontes. 
Dados pessoais que nos fornece 
• A PTC necessita de saber certas informações sobre si para prestar um serviço personalizado. Tal, permitir-nos-á oferecer-lhe as melhores oportunidades e deverá economizar-lhe tempo ao não ter de andar a percorrer informações sobre trabalhos e serviços que não são pertinentes para si. 
• Existem diversas formas de partilhar as suas informações connosco. Tudo depende daquilo que se adequa a si. Estas poderão incluir: 
- Introduzir os seus dados no site da PTC ou através do formulário de inscrição no curso, enquanto parte do processo de registo; - Enviar o seu currículo por e-mail para o email geral da PTC ou ser entrevistado por um dos nossos consultores; - Responder a algum dos anúncios por nós publicados ou por algum dos nossos consultores em plataformas de procura de emprego (Dados pessoais que recebemos de outras fontes).
• Também recebemos dados pessoais sobre candidatos de outras fontes. Dependendo das circunstâncias relevantes e das leis e requisitos locais aplicáveis, estes poderão incluir dados pessoais recebidos nas seguintes situações: 
- As suas pessoas de referência poderão disponibilizar informações sobre si; 
- Os nossos clientes poderão partilhar connosco informações pessoais sobre si; 
- Poderemos obter informações sobre si através da pesquisa de potenciais candidatos em fontes de terceiros, tais como o LinkedIn e outras páginas de emprego; 
- Se der um "gosto"/”seguir” nas nossas página de Facebook e LinkedIn receberemos informações pessoais desses sites. 
Dados pessoais que recolhemos automaticamente 
• Na medida em que acede ao nosso site, lê ou clica num e-mail da nossa parte, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, podemos também recolher os seus dados automaticamente ou através de si. Através do download do nosso catálogo, onde para o fazer deve facultar alguns dados pessoas, como nome e email.


• DADOS DO CLIENTE: recolhemos dados pessoais do cliente de três formas: 
1. Dados pessoais que recebemos diretamente de si; 2. Dados pessoais que recebemos de outras fontes; 3. Dados pessoais que recolhemos automaticamente. 
Dados pessoais que recebemos diretamente de si 
• Ambos partilhamos o mesmo objetivo: garantir que obtém o melhor pessoal para a sua empresa. Receberemos dados diretamente de si de duas formas: 
- Caso nos contacte de forma proativa, normalmente por telefone ou e-mail; e/ou - Caso o contactemos por telefone ou por e-mail ou através das atividades de desenvolvimento comercial dos nossos consultores de um modo mais geral e até numa ação de formação ministrada pela PTC a qual participe. 
Dados pessoais que recebemos de outras fontes 
• Quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, poderemos procurar informações sobre si ou os seus colegas noutras fontes, normalmente através da diligência devida ou outras informações do mercado, incluindo: - A partir de listas de participantes em eventos relevantes; e - A partir de outras fontes limitadas e terceiros (por exemplo, dos nossos candidatos na medida em que nos forneçam os seus dados para atuar como pessoa de referência para eles). 
Dados pessoais que recolhemos através do nosso site 
• Na medida em que acede ao nosso site ou lê ou clica num e-mail da nossa parte, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, podemos também recolher os seus dados automaticamente ou através de si. 


• UTILIZADORES DO SITE: Quando visita o nosso site existem certas informações que poderemos recolher automaticamente, quer decida utilizar ou não os nossos serviços. Tal inclui o seu endereço IP, a data, horas e frequência com que acede ao nosso site e a forma como navega o respetivo conteúdo. 

COMO UTILIZAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS? 
Após obter os dados sobre si, utilizamo-los depois de várias formas. 


• DADOS DO CANDIDATO/FORMANDO: Normalmente utilizamos os dados do Candidato/Formando de quatro formas: - Atividades de Recrutamento; 
- Atividades de Training; - Atividades de Marketing; e - Ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito. 
Seguem-se mais alguns pormenores sobre cada uma delas: 
Atividades de Recrutamento 
• Uma das nossas áreas de trabalho é o recrutamento - ligar os candidatos certos aos trabalhos certos. Listámos abaixo várias formas nas quais podemos utilizar e processar os seus dados pessoais para esta finalidade, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais. Tenha em atenção que se trata de uma lista não exaustiva. 
- Recolher os seus dados através de si ou de outras fontes, como o LinkedIn; 
- Armazenar os seus dados (e atualizá-los quando necessário) na nossa base de dados, para que possamos contactá-lo em relação ao recrutamento; 
- Prestar-lhe os nossos serviços de recrutamento e agilizar o processo de recrutamento; 
- Avaliar dados sobre si em relação às vagas que pensamos ser adequadas para si; 
- Enviar as suas informações aos clientes, a fim de se candidatar a empregos ou para avaliar a sua elegibilidade para empregos; 
- Permitir-lhe enviar o seu currículo ou candidatar-se em linha a empregos; 
- Cumprir as nossas obrigações decorrentes de quaisquer contratos celebrados entre nós; 
- Cumprir as nossas obrigações decorrentes de quaisquer contratos celebrados entre a PTC e terceiros relativos ao seu recrutamento; 
- Verificar os dados que forneceu, utilizando recursos de terceiros (tais como avaliações psicométricas ou testes de competências) ou para pedir informação (tais como referências, qualificações e eventualmente alguma condenação penal, na medida em que tal seja apropriado nos termos da legislação local); 
- Cumprir as nossas obrigações legais relativamente à deteção de crime ou à cobrança de impostos ou direitos;
- Proceder ao tratamento dos seus dados para que possamos enviar-lhe materiais de marketing direcionados e relevantes ou outras comunicações que consideramos poder ser do seu interesse. 
• Poderemos utilizar os seus dados pessoais para as finalidades referidas anteriormente, caso consideremos necessário fazê-lo para os nossos interesses legítimos. Se não concordar, em determinadas circunstâncias tem o direito de se opor e pode ficar a saber mais sobre como e quando fazê-lo aqui. 
• Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, cumprimos requisitos adicionais da legislação local. Para mais informações em relação à sua jurisdição, clique aqui. 
Atividades de Training 
 De forma a que a nossa área de Training obtenha os melhores resultados necessitamos de algumas informações suas e, em alguns casos, da empresa à qual está ligado. Estes serão utilizados de forma a que os nossos formadores consigam obter, de antemão, uma tipologia dos inscritos para a sessão de training, adaptando ao máximo os conteúdos à realidade do formando. Para além deste propósito, os dados servirão também para garantir e controlar os pagamentos de inscrição. 
 
Atividades de Marketing 
• Periodicamente, poderemos enviar-lhe informação que consideramos ser do seu interesse. Em especial, poderemos ter a necessidade de utilizar os seus dados para as finalidades listadas abaixo, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais. Tenha em atenção que se trata de uma lista não exaustiva. 
Para: 
- Permitir-nos desenvolver e comercializar outros produtos e serviços, nomeadamente nas áreas de Training e Consultoria; e 
- Comercializar o nosso conjunto completo de serviços. 
• Necessitamos do seu consentimento para alguns aspetos destas atividades que não são abrangidas pelos nossos interesses legítimos (em especial, a recolha de dados através de cookies e o fornecimento de marketing direto a si através de canais digitais) e, dependendo da situação, iremos solicitá-lo através de uma opção de inclusão ou soft-opt-in (que explicaremos melhor mais adiante). Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, cumprimos requisitos da legislação local adicionais. 
• O consentimento soft-opt-in é um tipo específico de consentimento que se aplica quando se tenha previamente envolvido connosco (por exemplo, enviando uma candidatura a emprego ou currículo ou inscrevendo-se numa das nossas formações) e estamos a comercializar outros serviços. Nos termos do consentimento soft-opt-in, consideraremos que o seu consentimento foi dado a menos que ou até que se autoexclua. Para a maioria das pessoas, trata-se de algo benéfico dado que nos permite sugerir-lhes outros empregos e formações juntamente com o específico ao qual se candidatou, aumentando consideravelmente a probabilidade de lhe encontrarmos um novo cargo. Para outros tipos de marketing por via eletrónica, somos obrigados a obter o seu consentimento específico. 
• Se pretender saber mais sobre de que modo obtemos consentimento, clique aqui. Se não concordar com a nossa abordagem de marketing, tem o direito de retirar o seu consentimento em qualquer altura e pode ficar a saber mais sobre como fazê-lo aqui. Queremos que saiba que mesmo que se tenha autoexcluído das nossas comunicações de marketing através do nosso centro de preferências, é possível que os seus dados possam ser recuperados através de fontes públicas numa campanha não relacionada com marketing. Tentaremos 
certificar-nos de que isso não acontece, mas caso aconteça, pedimos desculpa. Apenas o faremos nas circunstâncias em que tenha voltado a autoexcluir-se. 
Monitorização da igualdade de oportunidades e outros dados pessoais sensíveis 
• Estamos empenhados em assegurar que os nossos processos de recrutamento estão alinhados com a nossa abordagem à igualdade de oportunidades. Alguns dos dados que poderemos (em circunstâncias apropriadas e em conformidade com as leis e requisitos locais) recolher sobre si inserem-se em "informações sobre diversidade". Tal poderá tratar-se de informações sobre a sua origem étnica, género, incapacidade, idade, orientação sexual, religião e outras crenças semelhantes e/ou contexto económico-social. Quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, utilizaremos esta informação numa base anonimizada para monitorizar a nossa conformidade com a política de igualdade de oportunidades. Também poderemos divulgar estes dados (devidamente anonimizados quando pertinente) a clientes nos casos em que tal seja contratualmente exigido ou quando o cliente pede especificamente essas informações para lhes permitir cumprir os seus próprios processos de contratação. 
• Esta informação é denominada de informação pessoal "sensível", à qual são aplicáveis regras de proteção de dados ligeiramente mais rigorosas. Por conseguinte, necessitamos de obter o seu consentimento expresso antes de a poder utilizar. Solicitaremos o seu consentimento oferecendo-lhe uma opção de inclusão. Isto significa que tem de nos dizer explícita e claramente que aceita que recolhamos e utilizemos esta informação. 
• Poderemos recolher outros dados pessoais sensíveis sobre si, tais como informação sanitária, filiação religiosa ou dados de quaisquer condenações penais, se tal for apropriado e em conformidade com as leis locais e for exigido para uma função relativamente à qual tem interesse em candidatar-se. Nunca o faremos sem o seu consentimento expresso. 
• Se pretender mais informações sobre o consentimento, clique aqui. Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, são aplicáveis normas diferentes a estes dados sensíveis. 
• Se não concordar com esta situação, tem o direito de retirar o seu consentimento em qualquer altura e pode ficar a saber como fazê-lo aqui. 
Ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito 
• Em circunstâncias raras, poderemos utilizar os seus dados pessoais para nos ajudar à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito. 


• DADOS DO CLIENTE: 
Utilizamos informações do cliente para: - Atividades de Recrutamento; - Atividades de Marketing; 
- Serviços de Consultoria; 
- Serviços de Training; e - Ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito 
Seguem-se mais alguns pormenores sobre cada uma delas: 
Atividades de Recrutamento 
• Uma das nossas áreas de trabalho é o recrutamento, onde procuramos proporcionar-lhe candidatos e serviços de EPR. Listámos a seguir as várias formas nas quais utilizamos os seus dados para facilitar isto mesmo: 
- Armazenar os seus dados (e atualizá-los quando necessário) na nossa base de dados, para que possamos contactá-lo em relação às atividades de recrutamento; 
- Manter registos das nossas conversas e reuniões, para que lhe possamos prestar serviços orientados; e 
- Proceder ao tratamento dos seus dados para efeitos de direcionar campanhas de marketing apropriadas. 


Atividades de Marketing 
• Sujeito a quaisquer leis e requisitos locais, não procuraremos, por via de regra, o seu consentimento quando enviamos materiais de marketing para um endereço postal ou de correio eletrónico empresarial. • Se não concordar com esta situação, tem o direito de autoexcluir-se da receção de materiais de marketing da nossa parte e pode ficar a saber como fazê-lo aqui. Serviços de Consultoria 
Utilizaremos os seus dados somente para lhe fazer chegar propostas e apresentações de serviços que achemos que podem ser do interesse da sua empresa. Caso estejamos em conversações para a adjudicação de um projeto 
salvaguardamos o direito de gravar e manter todas as conversações e troca de propostas, com a finalidade de registar toda a atividade da PTC. 
Serviços de Training 
Caso já tenha usufruído dos nossos serviços de Training os seus dados serão somente utilizados de forma a fazer-lhe chegar novas propostas de formação que achemos que satisfazem o perfil da sua empresa, através de e-mail marketing. 
Ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito 
• Em circunstâncias raras, poderemos utilizar os seus dados pessoais para nos ajudar à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito. 


• DADOS DO FORNECEDOR: Compreendemos que provavelmente estará ocupado e não pretende que o contactemos sobre todo o tipo de coisas. Para encontrar o equilíbrio certo, apenas utilizaremos as suas informações: 
• Para armazenar (e atualizar quando necessário) as suas informações na nossa base de dados, para que possamos contactá-lo em relação aos nossos contratos; 
• Para oferecer-lhe serviços ou para obter apoio e serviços da sua parte; 
• Para cumprir determinadas obrigações legais; 
• Para ajudar-nos a direcionar campanhas de marketing apropriadas; e 
• Em circunstâncias raras, para ajudar-nos à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito. 
• Não iremos, por via de regra, procurar o seu consentimento ao enviar mensagens de marketing para um endereço postal ou de correio eletrónico empresarial. 
• Se não concordar, em determinadas circunstâncias tem o direito de se opor e pode ficar a saber mais sobre como fazê-lo aqui. 


• UTILIZADORES DO SITE: Utilizamos os seus dados para nos ajudar a melhorar a experiência de utilização do nosso site analisando, por exemplo, os seus critérios recentes de pesquisa de emprego, para nos ajudar a apresentar-lhe empregos ou candidatos que pensamos serem do seu interesse. 
 
COM QUEM PARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS? 
• Quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, poderemos partilhar os seus dados pessoais de várias formas e por várias razões com as seguintes categorias de pessoas: 
- Indivíduos ou organizações que detenham informações relacionadas com a sua referência ou com a sua candidatura para trabalhar connosco como, por exemplo, atuais, anteriores e potenciais empregadores, educadores e organismos de avaliação, agências de emprego e de recrutamento; 
- Autoridades fiscais, de auditoria ou de outro tipo, quando considerarmos de boa-fé que a legislação ou outra regulamentação nos obriga a partilhar estes dados (por exemplo, devido a um pedido de uma autoridade fiscal ou em relação a um litígio antecipado); 
- Terceiros prestadores de serviços que desempenham funções em nosso nome (incluindo consultores externos, parceiros de negócios e conselheiros profissionais como advogados, auditores e contabilistas, funções de apoio técnico e consultores informáticos que realizam testes e trabalho de desenvolvimento nos sistemas de tecnologia da nossa empresa); 
- Terceiros prestadores de serviços informáticos e de armazenamento de documentos externalizados, nos casos em que disponhamos de um contrato de tratamento apropriado (ou proteções similares); 
- No caso de candidatos: potenciais empregadores e outras agências/empresas de recrutamento para aumentar as suas hipóteses de encontrar emprego; 
- No caso de candidatos: terceiros parceiros, páginas de emprego e agregadores de empregos, caso consideremos que isto melhorará as hipóteses de lhe encontrar o emprego certo; 
- No caso de candidatos e das pessoas de referência dos nossos candidatos e de potenciais membros do Pessoal: terceiros que selecionámos para prestarem serviços como verificação de referências, qualificações e condenações penais, na medida em que essas verificações sejam apropriadas e consentâneas com as leis locais; 
 
DE QUE MODO SALVAGUARDAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS? 
• Estamos empenhados em adotar todas as medidas razoáveis e apropriadas para proteger as informações pessoais que possuímos de utilização indevida, perda ou acesso não autorizado. Fazemo-lo mediante a criação de um conjunto de medidas técnicas e organizacionais adequadas. Estas incluem medidas para lidar com qualquer suspeita de violação de dados. 
• Caso suspeite de uma utilização indevida, perda ou acesso não autorizado às suas informações pessoais, informe-nos imediatamente. Pode consultar pormenores sobre como nos contactar aqui. 


DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS? 
• Iremos apagar os seus dados pessoais dos nossos sistemas se não tivermos tido qualquer contacto relevante consigo (ou, quando apropriado, com a empresa com ou para a qual está a trabalhar) num período de dois anos (ou durante um período mais longo se considerarmos de boa-fé que a legislação ou os reguladores relevantes obrigam-nos a conservar os seus dados). Decorrido esse período, é provável que os seus dados deixem de ser relevantes para as finalidades para as quais foram recolhidos. 


DE QUE FORMA PODE ACEDER, ALTERAR OU REMOVER OS DADOS PESSOAIS QUE NOS FORNECEU? 
• Um dos principais objetivos do RGPD é proteger e esclarecer os direitos dos cidadãos da UE e das pessoas na UE no tocante à privacidade dos dados. Tal significa que possui vários direitos relativamente aos seus dados, mesmo quando nos tenham sido fornecidos por si. Os mesmos estão descritos mais pormenorizadamente a seguir. 
• Para ficar a conhecer esses direitos, Contacte-nos. Procuraremos tratar o seu pedido sem atrasos indevidos e, em qualquer caso, no prazo de um mês (sujeito a quaisquer prorrogações permitidas por lei). Tenha em atenção que poderemos manter um registo das suas comunicações para nos ajudar a resolver quaisquer questões suscitadas por si. 
• Direito de se opor: este direito permite-lhe opor-se ao tratamento da nossa parte dos seus dados pessoais quando o façamos por uma das seguintes razões: 
i (i) os nossos interesses legítimos; 
ii (ii) para nos permitir executar uma tarefa no interesse público ou exercer autoridade oficial; e 
iii (iii) para lhe enviar materiais de marketing direto; 
 
• As categorias "interesses legítimos" e "marketing direto" acima são as mais suscetíveis de se aplicarem aos nossos utilizadores do Site, candidatos, clientes e fornecedores. Se a sua objeção disser respeito ao tratamento da nossa parte dos seus dados pessoais por considerarmos que é necessário para os nossos interesses legítimos, devemos atuar de acordo com a sua objeção pondo termo à atividade em causa, salvo se: 
- Pudermos demonstrar que temos motivos legítimos obrigatórios para o tratamento que se sobrepõem aos seus interesses; ou 
- Estivermos a proceder ao tratamento dos seus dados para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito. 
• Se a sua objeção estiver relacionada com marketing direto, devemos atuar de acordo com a sua objeção pondo termo a esta atividade. 
•Direito de retirar o consentimento: Caso tenhamos obtido o seu consentimento para proceder ao tratamento dos seus dados pessoais para determinadas atividades (por exemplo, para os nossos acordos de marketing), poderá retirar este consentimento em qualquer altura e deixaremos de realizar a atividade específica que anteriormente consentiu, salvo se considerarmos existir uma razão alternativa para justificar o tratamento continuado da nossa parte dos seus dados para esta finalidade, caso no qual informá-lo-emos sobre esta condição. 
• Pedidos de Acesso do Titular dos Dados (PATD): Poderá pedir-nos, em qualquer altura, que confirmemos as informações de que dispomos sobre si e poderá pedir-nos para alterar, atualizar ou apagar essas informações. Poderemos pedir-lhe para verificar a sua identidade e mais informações sobre o seu pedido. Se lhe concedermos acesso às informações que possuímos sobre si, não cobraremos esse acesso, salvo se o seu pedido for "manifestamente infundado ou excessivo". Se nos pedir cópias adicionais destas informações, poderemos cobrar-lhe um custo administrativo razoável, quando tal for legalmente permitido. Nos casos em que nos seja legalmente permitido, poderemos recusar o seu pedido. Se recusarmos o seu pedido, será sempre informado sobre os motivos para fazê-lo. 
• Direito ao apagamento: Em determinadas circunstâncias, tem o direito de pedir que apaguemos os seus dados pessoais. Normalmente, a informação deve observar um dos seguintes critérios: 
- Os dados já não são necessários para a finalidade para a qual originalmente os recolhemos e/ou tratámos; 
- Quando tendo sido dado anteriormente, retirou o seu consentimento para procedermos ao tratamento dos seus dados e não existe outra razão válida para que os continuemos a tratar; 
- Os dados foram ilicitamente objeto de tratamento (ou seja, de uma forma que não cumpre o RGPD); 
- É necessário que os dados sejam apagados, a fim de cumprirmos as nossas obrigações legais enquanto responsável pelo tratamento; ou 
- Se procedemos ao tratamento dos dados por considerarmos que é necessário fazê-lo para os nossos interesses legítimos, opõe-se ao tratamento e não somos capazes de demonstrar razões imperativas legítimas para o nosso tratamento continuado. 
• Apenas poderemos recusar satisfazer o seu pedido por uma das seguintes razões: 
- Para exercer o direito de liberdade de expressão e informação; 
- Para cumprir obrigações legais ou para executar uma tarefa de interesse público ou o exercício de uma autoridade oficial; 
- Por motivos de saúde pública no interesse do público; 
- Para fins de arquivo, investigação ou estatísticos; ou 
- Para o exercício ou a defesa de um direito. 
• Ao cumprir um pedido válido de apagamento de dados, adotaremos todas as medidas práticas razoáveis para apagar os dados relevantes. 
• Direito de restringir o tratamento: Em determinadas circunstâncias, tem o direito de restringir o tratamento que fazemos dos seus dados pessoais. Tal significa que apenas podemos continuar a armazenar os seus dados e não poderemos realizar mais atividades de tratamento com os mesmos até: 
i (i) que uma das circunstâncias listadas a seguir esteja resolvida; 
ii (ii) o seu consentimento; ou 
iii (iii) seja necessário tratamento adicional para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito, a proteção dos direitos de outra pessoa ou motivos de interesse público importante da UE ou de um Estado-Membro. 
 
• As circunstâncias nas quais tem direito a pedir que a restrição do tratamento dos seus dados pessoais são: 
- No caso de contestar a exatidão dos dados pessoais que tratamos sobre si. Neste caso, o tratamento da nossa parte dos seus dados pessoais será restringido pelo período durante o qual a exatidão dos dados é verificada; 
- No caso de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais para os nossos interesses legítimos. Nesta situação, pode pedir que os dados sejam restringidos enquanto verificamos os nossos fundamentos para o tratamento dos seus dados pessoais; 
- Caso o tratamento que fazemos dos seus dados seja ilícito, mas preferir restringir o tratamento que fazemos dos mesmos em vez do respetivo apagamento; e 
- Caso já não precisemos de proceder ao tratamento dos seus dados pessoais, mas necessita dos dados para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito. 
• Caso tenhamos partilhado os seus dados pessoais com terceiros, estes serão notificados sobre o tratamento restringido, salvo se tal for impossível ou implicar um esforço desproporcionado. Iremos, naturalmente, notificá-lo antes de levantar qualquer restrição ao tratamento dos seus dados pessoais. 
• Direito de retificação: Tem igualmente o direito de pedir que retifiquemos quaisquer dados pessoais inexatos ou incompletos que possuímos sobre si. Caso tenhamos partilhado esses dados pessoais com terceiros, estes serão notificados sobre a retificação, salvo se tal for impossível ou implicar um esforço 
desproporcionado. Quando apropriado, também lhe revelaremos a que terceiros divulgámos os dados pessoais inexatos ou incompletos. Nos casos em que consideremos que é razoável não satisfazermos o seu pedido, explicaremos os motivos da decisão. 
• Direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo: Tem também o direito de apresentar uma reclamação à sua autoridade de controlo local. Pode consultar pormenores sobre como as contactar aqui. 
• Se pretender exercer algum destes direitos ou retirar o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais (caso o consentimento seja a nossa base jurídica para tratar os seus dados pessoais), pode encontrar dados sobre como nos contactar aqui. Tenha em atenção que poderemos manter um registo das suas comunicações para nos ajudar a resolver quaisquer questões suscitadas por si. 
• É importante que a informação pessoal que possuímos sobre si seja precisa e atual. Informe-nos caso haja alterações nas suas informações pessoais durante o período em que conservamos os seus dados. 

QUEM É RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS NO SITE DA PTC? 
• A PTC é responsável pelo seu próprio tratamento de dados. 
• Se tiver algum comentário ou sugestão sobre a Política de Privacidade, siga esta hiperligação. A privacidade é algo muito importante para nós e, portanto, responderemos o mais rápido possível. 


AVISO COOKIES 
Usamos cookies em todos os nossos sites para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador. 
O que são cookies? 
Os cookies são pequenos ficheiros de texto que um site, ao ser visitado pelo utilizador, coloca no seu computador ou no seu dispositivo móvel através do navegador de internet (browser). A colocação de cookies ajudará o site a reconhecer o seu dispositivo na próxima vez que o utilizador o visita. Usamos o termo cookies nesta política para referir todos os ficheiros que recolhem informações desta forma cookies utilizados não recolhem informação que identifica o utilizador. Os cookies recolhem informações genéricas, designadamente a forma como os utilizadores chegam e utilizam os sites ou a zona do país/países através do qual acedem ao site, etc. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências. A qualquer momento o utilizador pode, através do seu navegador de internet (browser) decidir ser notificado sobre a receção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. A recusa de uso de cookies no site, pode resultar na 
impossibilidade de ter acesso a algumas das suas áreas ou de receber informação personalizada. 
Para que servem os cookies? 
Os cookies são usados para ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos sites, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente e eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações. 


CONSENTIMENTO 
• Em determinadas circunstâncias, somos obrigados a obter o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais relativamente a certas atividades. Dependendo daquilo que exatamente estamos a fazer com a sua informação, este consentimento será consentimento de inclusão ou consentimento de soft opt-in. 
• O artigo 4.º, n.º 11, do RGPD indica que o consentimento (inclusão) é "uma manifestação de vontade, livre, específica, informada e explícita, pela qual o titular dos dados aceita, mediante declaração ou ato positivo inequívoco, que os dados pessoais que lhe dizem respeito sejam objeto de tratamento". Em linguagem simples, isto significa que: 
- Tem de dar-nos o seu consentimento livremente, sem qualquer tipo de pressão da nossa parte; 
- Tem de saber aquilo que está a consentir - por conseguinte, certificar-nos-emos de que lhe fornecemos informação suficiente; 
- Deve ter controlo sobre a que atividades de tratamento dá consentimento ou não. Facultamos estes controlos mais específicos no nosso centro de preferências de privacidade; e 
- Deve ter um ato positivo inequívoco na transmissão do seu consentimento - é provável que forneçamos uma quadrícula para assinalar de modo a que este requisito seja cumprido de forma clara e não ambígua. 
Iremos manter registos dos consentimentos dados por si desta forma. 
• Como já referimos, nalguns casos, poderá apoiar-se num consentimento de soft opt-in. É-nos permitido fazer marketing de produtos ou serviços que estejam relacionados com os serviços de recrutamento que prestamos, contanto que não se autoexclua ativamente dessas comunicações. 
• Tenha em atenção que em determinadas jurisdições nas quais operamos, cumprimos requisitos da legislação local adicionais em matéria de consentimento para receber materiais de marketing. Para mais informações em relação à sua jurisdição, clique aqui. 
• Conforme referimos, tem direito a retirar o seu consentimento a essas atividades. Pode fazê-lo em qualquer altura e as informações sobre como o fazer podem ser encontradas aqui. 

 
DECLARAR, EXERCER OU DEFENDER DIREITOS 
• Poderá ser por vezes necessário processarmos dados pessoais e, quando apropriado e em conformidade com as leis e requisitos locais, dados pessoais sensíveis em relação ao exercício ou defesa de direitos. O artigo 9.º, n.º 2, alínea f do RGPD permite este processamento quando este "for necessário à declaração, ao exercício ou à defesa de um direito num processo judicial ou sempre que os tribunais atuem no exercício da sua função jurisdicional". 
• Tal pode surgir, por exemplo, nos casos em que tenhamos a necessidade de obter aconselhamento jurídico em relação a procedimentos legais ou caso sejamos obrigados por lei a conservar ou a divulgar determinada informação como parte de um processo jurídico. 
 
COMO CONTACTAR A SUA AUTORIDADE DE CONTROLO LOCAL 
A Comissão Nacional de Protecção de Dados. Pode contactá-lo das seguintes formas: • Telefone (+351) 213928400 / Linha de Privacidade: +351 21 393 00 39 • E-mail: geral@cnpd.pt • Pedidos de informação online: https://www.cnpd.pt/bin/Duvidas/Duvidas_frm.aspx • Submissões online de reclamações: https://www.cnpd.pt/bin/Duvidas/Queixas_frm.aspx • Morada: Rua de São Bento, nº 148-3º, 1200-821 Lisboa • Fax: +351 21 397 68 32 
 
 
 





« Voltar



atendimento telefónico e presencial |  avaliação de desempenho |  coaching e pnl |  comunicação e assertividade |  consultores |  consultoria de recursos humanos |  desenvolvimento pessoal |  formação |  formação de formadores |  formação e-learning |  gestão do tempo |  inteligência emocional |  liderança e gestão de equipas |  teambuilding |  técnicas de venda |