O Coaching, entendido como um processo de acompanhamento individual, destinado a impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas, tem vindo a revelar-se como uma das mais eficazes metodologias de desenvolvimento, em contexto quer organizacional, quer escolar. Já Darwin afirmava que “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” Nos tempos que atravessamos, é importante relembrar a teoria e urgente aplicá-la na prática. Porque grandes desafios nos são colocados dia após dia, precisamos de nos focar no essencial – as pessoas. Pode dizer-se que o Coaching é uma adaptação natural às novas práticas de gestão e exigências do ensino. Empenha-se em desenvolver pessoas resilientes, capazes de continuarem, quando confrontados com dificuldades. O Coaching deverá ser entendido como uma peça fundamental, num sistema de aprendizagem contínuo e orientado para resultados. O seu objetivo é garantir, através dos seus três elementos mais importantes – pessoas, desempenho e resultados positivos -, um desempenho de excelência dos trabalhadores e dos alunos, incentivando-os a alcançar o seu máximo potencial.